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Como nós realizamos alterações no produto através de pesquisa com os usuários? Um estudo de caso. | Qualifica

Written by Qualifica | Jul 23, 2021 3:00:00 AM

Uma das grandes bases dos produtos digitais é a tomada de decisão a partir de dados. Não raro nos deparamos com pesquisas de todo tipo, como as diversas plataformas e empresas pedindo para avaliarmos compras, produtos, processos e atendimentos. Isso porque parte do mercado já entendeu que essa prática é uma ótima fonte de informações para adequar o produto às necessidades de quem o utiliza e assim alcançar ótimos índices de satisfação de seus clientes.

Aqui na mLearn não é diferente. Um dos nossos produtos de maior sucesso, o Qualifica Cursos, passa constantemente por processos de melhoria baseados em pesquisa e levantamento de dados. Um dos cases mais recentes foi a revisão das categorias nas quais dividimos nossa cartela de 126 cursos (e crescendo!).

Entre agosto e novembro de 2020, rodamos uma pesquisa quantitativa em formato de formulário e pedimos para os nossos estudantes responderem. Nosso objetivo foi conhecer melhor quem utiliza a plataforma e saber como podemos melhorar os cursos, o ensino e os benefícios do Qualifica. Oferecemos um número da sorte a cada respondente para concorrer a um Echo Dot 3ª geração, como forma de agradecer pela contribuição. E assim, alcançamos o número de adesão a pesquisa por 11,6% dos usuários ativos no período.

O que pesquisas como esta fazem, além de trazer respostas, é também trazer mais perguntas. E olhando para os dados, nossa equipe de produto ficou intrigada, pois ao que parecia, os respondentes pediam por cursos que já existiam na plataforma. Então a pergunta era: porque isso estava acontecendo?

Uma das teorias levantadas foi que, por algum motivo, os alunos não estavam conseguindo encontrar estes cursos na plataforma e uma das formas de obter essa confirmação foi utilizar uma ferramenta conhecida como Teste de Usabilidade. Então convidamos 5 pessoas com perfis diferentes, variando idade, profissão, escolaridade, gênero, tipo de acesso (Free, Pro e Premium) e utilização prévia ou não da plataforma para nos auxiliar nessa missão. O teste foi um pouco além e também aproveitamos para propor aos convidados fazerem um Card Sorting dos nossos cursos e categorias e os resultados foram surpreendentes!

Uma das confirmações foi que quando as pessoas precisam buscar algum curso, a maioria delas acessam primeiramente o menu “Explore Cursos”, onde concentramos todas as categorias. Se elas têm algum curso em mente e visualizam uma categoria que pode conter aquele curso, elas se direcionam para a categoria. Entretanto, outro recurso muito utilizado é o campo de busca, especialmente quando a navegação pelas categorias não contém o curso que a pessoa procurava. Este comportamento confirma que quem utiliza nossa plataforma, mesmo que pela primeira vez, intuitivamente busca os cursos dessa maneira. 

Registro de um dos testes de usabilidade realizados. A convidada está ao meio.

Neste ponto já conseguimos uma clareza de como as pessoas procuram pelos cursos e que a nossa plataforma oferecia essa jornada de busca de maneira fácil. Mas ainda era preciso saber o porquê de não encontrarem os cursos, já que os mecanismos de busca estavam funcionais e intuitivos. Partimos então para a segunda teoria: as categorias não estavam intuitivas.

Foi aí que o Card Sorting mostrou seu potencial de auxiliar na organização de conteúdos dentro de um produto. 34,3% dos cursos categorizados pelos convidados foram alocados em categorias diferentes das que estavam atualmente, sendo as categorias de Administração e Desenvolvimento Pessoal as que mais precisavam de alterações. Dessa maneira, foi possível visualizar que alguns cursos não cabiam mais na categoria que estavam, sendo preciso criar novas categorias, renomear outras e ainda fazer um trabalho de recategorização.


Card Sorting sendo feito através da ferramenta gratuita KardSort

Após esta longa análise, o time de produto avaliou os resultados e as principais alterações realizadas foram:

  • Criação das categorias Marketing Digital, Comunicação, Atendimento, Cursos Preparatórios e Recursos Humanos.
  • Renomeação da categoria Vida Saudável para Saúde e Bem-Estar.
  • Renomeação da categoria Hobbies para Fotografia e Vídeo.
  • Realocação de mais de 20 cursos.

Estas alterações entraram em vigor no dia 01 de julho de 2021 e ainda estamos acompanhando o impacto dessas alterações, no entanto, você já pode opinar sobre isso com a gente, clicando aqui! 

Para fechar, este é apenas um dos exemplos do poder que as pessoas têm quando as empresas que fazem produtos digitais estão dispostas a ouvir. Pesquisas de todo o tipo são importantes para a adequação e crescimento de produtos, pois auxiliam a equipe por trás dele a proporcionar ao usuário final uma boa experiência e se sentir satisfeito. Então participe e faça do Qualifica Cursos uma plataforma cada dia melhor!

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