Uma das grandes bases dos produtos digitais é a tomada de decisão a partir de dados. Não raro nos deparamos com pesquisas de todo tipo, como as diversas plataformas e empresas pedindo para avaliarmos compras, produtos, processos e atendimentos. Isso porque parte do mercado já entendeu que essa prática é uma ótima fonte de informações para adequar o produto às necessidades de quem o utiliza e assim alcançar ótimos índices de satisfação de seus clientes.
Aqui na mLearn não é diferente. Um dos nossos produtos de maior sucesso, o Qualifica Cursos, passa constantemente por processos de melhoria baseados em pesquisa e levantamento de dados. Um dos cases mais recentes foi a revisão das categorias nas quais dividimos nossa cartela de 126 cursos (e crescendo!).
Entre agosto e novembro de 2020, rodamos uma pesquisa quantitativa em formato de formulário e pedimos para os nossos estudantes responderem. Nosso objetivo foi conhecer melhor quem utiliza a plataforma e saber como podemos melhorar os cursos, o ensino e os benefícios do Qualifica. Oferecemos um número da sorte a cada respondente para concorrer a um Echo Dot 3ª geração, como forma de agradecer pela contribuição. E assim, alcançamos o número de adesão a pesquisa por 11,6% dos usuários ativos no período.
O que pesquisas como esta fazem, além de trazer respostas, é também trazer mais perguntas. E olhando para os dados, nossa equipe de produto ficou intrigada, pois ao que parecia, os respondentes pediam por cursos que já existiam na plataforma. Então a pergunta era: porque isso estava acontecendo?
Uma das teorias levantadas foi que, por algum motivo, os alunos não estavam conseguindo encontrar estes cursos na plataforma e uma das formas de obter essa confirmação foi utilizar uma ferramenta conhecida como Teste de Usabilidade. Então convidamos 5 pessoas com perfis diferentes, variando idade, profissão, escolaridade, gênero, tipo de acesso (Free, Pro e Premium) e utilização prévia ou não da plataforma para nos auxiliar nessa missão. O teste foi um pouco além e também aproveitamos para propor aos convidados fazerem um Card Sorting dos nossos cursos e categorias e os resultados foram surpreendentes!
Uma das confirmações foi que quando as pessoas precisam buscar algum curso, a maioria delas acessam primeiramente o menu “Explore Cursos”, onde concentramos todas as categorias. Se elas têm algum curso em mente e visualizam uma categoria que pode conter aquele curso, elas se direcionam para a categoria. Entretanto, outro recurso muito utilizado é o campo de busca, especialmente quando a navegação pelas categorias não contém o curso que a pessoa procurava. Este comportamento confirma que quem utiliza nossa plataforma, mesmo que pela primeira vez, intuitivamente busca os cursos dessa maneira.
Neste ponto já conseguimos uma clareza de como as pessoas procuram pelos cursos e que a nossa plataforma oferecia essa jornada de busca de maneira fácil. Mas ainda era preciso saber o porquê de não encontrarem os cursos, já que os mecanismos de busca estavam funcionais e intuitivos. Partimos então para a segunda teoria: as categorias não estavam intuitivas.
Foi aí que o Card Sorting mostrou seu potencial de auxiliar na organização de conteúdos dentro de um produto. 34,3% dos cursos categorizados pelos convidados foram alocados em categorias diferentes das que estavam atualmente, sendo as categorias de Administração e Desenvolvimento Pessoal as que mais precisavam de alterações. Dessa maneira, foi possível visualizar que alguns cursos não cabiam mais na categoria que estavam, sendo preciso criar novas categorias, renomear outras e ainda fazer um trabalho de recategorização.
Após esta longa análise, o time de produto avaliou os resultados e as principais alterações realizadas foram:
Estas alterações entraram em vigor no dia 01 de julho de 2021 e ainda estamos acompanhando o impacto dessas alterações, no entanto, você já pode opinar sobre isso com a gente, clicando aqui!
Para fechar, este é apenas um dos exemplos do poder que as pessoas têm quando as empresas que fazem produtos digitais estão dispostas a ouvir. Pesquisas de todo o tipo são importantes para a adequação e crescimento de produtos, pois auxiliam a equipe por trás dele a proporcionar ao usuário final uma boa experiência e se sentir satisfeito. Então participe e faça do Qualifica Cursos uma plataforma cada dia melhor!