Vamos falar hoje sobre a fidelização de clientes e como essa estratégia pode te ajudar a aumentar muito as suas receitas.
Todos já sabem que manter um cliente é bem mais barato do que captar novos. Talvez o que não tenha ficado claro é o esforço que a sua empresa desempenha para manter o relacionamento com um cliente atual versus o esforço para captar um novo.
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É possível sim aumentar a sua receita gastando menos dinheiro, tempo e esforço. Para conseguir isso, você só precisa de uma coisa: relacionamento.
Veja só o que você vai aprender no post de hoje:
Se você trabalha em uma empresa de serviços, e busca formas de manter as suas vendas altas, ou até mesmo aumentar o seu ticket com cada cliente, continue lendo.
Caso você venda produtos e quer manter os seus clientes e estimulá-los a consumir cada vez mais, continue lendo.
Se você está na busca da fórmula perfeita para manter toda a sua base de clientes, então você está no lugar certo.
Caso você tenha qualquer dúvida, deixar um comentário no final da página.
Boa leitura!
A conquista de um cliente e a fidelização de outro tem o mesmo peso. Porém, existe duas diferenças claras entre ambas: o tempo e investimento gastos.
Para captar um novo cliente, sempre será necessário um valor mais alto de investimento, seja em tempo ou orçamento.
Isso ocorre, pois, ele ainda não utiliza o seu produto. Então, você precisará gastar em anúncios de propaganda e muitas horas do seu setor comercial para fazê-lo comprar.
Uma vez que ele se torna um cliente fixo, tudo fica mais fácil. Neste contexto, já há conhecimento do seu produto e da sua empresa. Assim, estará pré-disposto a continuar comprando de você.
Por ser mais fácil que a captação, a fidelização é uma estratégia bastante utilizada e igualmente importante para o crescimento da sua empresa.
Mas se fidelizar um cliente é mais barato, como ela funciona na prática?
Fidelizar um cliente se trata de fazê-lo voltar constantemente para a sua loja. Não pense que se alguém comprou de você 3 vezes ele já estará fidelizado. Nada disso!
Será necessário que o cliente volte diversas vezes, e opte conscientemente pela sua marca sempre. Desta forma sim, ele comprovará a sua fidelização.
Então, em uma definição prática, podemos dizer que a fidelização é o ato de fazer o seu cliente continuar consumindo o que você vende por um longo período de tempo.
Perceba que essa estratégia tende a gerar muitos lucros, principalmente se você oferece um rol de produtos variados.
Agora, além de grana, o que isso pode trazer para a sua marca?
Façamos um rápido paralelo aqui. Um jogo rápido de perguntas:
Agora, a última: se ele é o centro de tudo que move a sua empresa, por que você não está preocupado em fazê-lo satisfeito?
Manter seu cliente feliz não é algo superficial, acredite. Na verdade, é o que garante que a sua empresa viva. Se ele parar de comprar, sua receita cai e a empresa trava. Simples assim!
Se você acha que o seu produto é tão bom ao ponto de continuar se vendendo, mesmo que você não ligue para os clientes, então meu amigo, que nenhuma concorrência se aproxime de você.
Do contrário, você irá falir em 2 tempos. A verdade é que, hoje em dia, todas as empresas são capazes de produzirem praticamente qualquer coisa e vendê-la.
Em meio a um mercado tão competitivo, diferenciais são necessários para a conquista, atendimento e manutenção do relacionamento com seus consumidores.
Mostrar que você se importa com quem compra ou não seu produto, é um ótimo diferencial. Mais que isso, toda vez que demonstra que se preocupada com esse fato, estará mais próximo da fidelização de clientes de forma sistemática.
Hoje em dia, diversos produtos são iguais. Então, é necessário criar formas atrativas de manter o seu cliente entrando na sua loja e consumindo o seu produto.
Quando você cria essa vantagem e começa a entregar para o consumidor diversos meios de fazê-lo se sentir especial, você o fidelizou.
Ao perceber que o seu produto é exatamente o que ele precisa, provavelmente, você terá o retorno dele na sua loja.
Do momento em que o cliente voltar, cabe a você manter esse fluxo funcionando, isto é, fazer com ele volte constantemente e consuma cada vez mais.
Por isso, existem diversos programas de fidelização que são grandes aliados no alcance desse objetivo. Vamos falar deles abaixo. Confira:
Existem diversas vantagens quando falamos na fidelização dos clientes, entre elas, temos o aumento expressivo no número de vendas. Por isso, um programa de fidelização de clientes pode fazer toda a diferença na vida da sua empresa.
Vejamos abaixo algumas dicas para você começar a montar o seu programa de fidelização a partir de agora:
Note que as vantagens são inúmeras, tanto quanto as formas de gerar programas específicos de fidelização de clientes. Utilize como quiser, desde que você o mantenha como cliente fiel.
O relacionamento com o cliente não nasce de um dia pro outro. É uma construção de longo prazo criada com a intenção de permanecer como a preferência dos consumidores. Ela pode levar tempo e demandar muito esforço.
No momento em que as empresas param de investir apenas em marketing de captação e começam a focar no relacionamento, é possível entender elas terão um resultado estratégico demorado, porém mais valioso.
Conheça formas de fidelização de clientes para você aplicar no seu negócio:
As estratégias de marketing de relacionamento tem como objetivo aumentar a retenção de clientes e a rentabilidade do seu negócio.
Ainda que a satisfação dos consumidores com os seus produtos e serviços seja importante nesse processo, o que vai determinar o sucesso desta métrica, que é a fidelização de clientes, é a capacidade da sua empresa em agregar valor aos produtos.
Ao trabalhar com o marketing de relacionamento, você precisa observar quatro passos importantes que influenciam diretamente no resultado final:
Como toda e qualquer relação, é necessário que a empresa se dedique ao consumidor e demonstre isso a ele.
A experiência do cliente ao consumir o seu produto precisa ser marcante para garantir que ele venha a repetir esse consumo e se tornar o seu cliente mais fiel.
Sempre tente falar dos benefícios diretos dos seus produtos de uma prática e interessante ao seu cliente. Melhor ainda, se você utilizar o marketing digital para isso.
Escreva artigos, monte e-books e crie webnários para explicar as funcionalidades do que você vende. Fale como elas resolvem o problema do consumidor a curto e longo prazos. O objetivo é despertar o interesse de aquisição.
Os clientes estão o tempo todo conectados e no alvo para uma nova comunicação. Por isso, utilize de todas as ferramentas possíveis para manter contato com ele.
Crie grupos no Whatsapp, se conecte via Facebook ou os siga no Instagram. A ideia é sempre estar por perto e pronto para atendê-lo.
Sabe quando você encontra dinheiro na sua calça e simplesmente não esperava por isso? Essa é mesma sensação boa que o cliente precisa ter em relação à você.
Uma ótima forma de fidelizá-lo é surpreendê-lo de uma forma que ele se sinta sempre especial. Dê um pequeno mimo para ele, como um desconto, brinde ou cortesia.
O objetivo é que ele note o quanto é especial para a sua empresa. Assim, você vai motivá-lo a voltar mais vezes e comprar os seus produtos.
Não existe nada melhor do que um cliente que acredita piamente na sua marca. Ele vai divulgar os seus produtos, te ajudar a vender mais e será uma receita constante.
Por isso, sempre agradeça ao cliente, demonstrando cordialidade e reconhecimento em relação à ele. Mostre que você se importa e o quanto ele é importante para o seu negócio.
Pode parecer uma dica boba, mas com certeza fará com que o consumidor se sinta bem e conectado com a sua marca de forma única. Assim, ele ter mais vontade de retornar à sua empresa e comprar de novo.
Não pense que você fidelizará os seus clientes da noite para o dia. Na verdade, pode demorar um tempo até que você os tenha de forma constante, ou seja, que voltem e consumam sempre.
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Porém, independentemente do tempo que você leve na fidelização dos seus clientes, sempre invista nessa área. A longo prazo, você vai colher os frutos destas ações positivas.
Nada melhor do que aumentar as suas vendas e manter consumidores fixos, não é mesmo? Então, preze pelo relacionamento com seu consumidores e aposte na fidelização de clientes. Afinal de contas, são eles que promovem o crescimento da sua empresa e da sua marca.
Para tornar o seu negócio imbatível, continue a obter conhecimentos sobre a área de vendas. Ao unir todos esses aprendizados, você pode chegar mais longe. Ative as nossas notificações e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão!
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