Lista de emails: como criar a sua e multiplicar suas vendas
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Você sabia que uma lista de e-mails de qualidade pode ser muito lucrativa?
A lista de e-mails ganhou importância sem tamanho nos dias de hoje. A troca de informações via web é tão grande que as pessoas chegam a receber centenas de mensagens por dia. Dentre bobagens, ofertas sem direcionamento, notícias, mensagens corporativas e correspondências entre amigos, encontra-se o SEU e-mail. Para se destacar em meio a essa loucura, o seu e-mail precisa chamar a atenção. Mais do que isso, precisa chegar ao cliente certo ou ao potencial cliente. Neste post, te mostraremos a ferramenta definitiva para que você alcance o público-alvo correto e não corra o risco de ir parar na caixa de Spam . Essa fórmula quase mágica é a lista de e-mails. Ao final da leitura, você terá em mãos informações suficientes para traçar estratégias utilizando o e-mail marketing , esse excelente canal de conversão em vendas . Mais do que isso: você entenderá que o e-mail é uma excelente ferramenta de Marketing Direto, um canal sem precedentes para lançamento de ofertas e fidelização de clientes. Preparado para começar? Não esqueça de deixar seu comentário ao final do post. Boa leitura!Introdução: Você sabe a importância de construir uma lista de e-mails?
A criação da internet é recente, surgiu a partir de pesquisas militares durante a Guerra Fria. De lá pra cá, se passaram aproximadamente 50 anos. Dependemos tanto dela hoje que parece que sempre existiu. Apenas alguns anos depois da criação da internet, o programador norte-americano Ray Tomlinson criou um software para troca de mensagens via PC. Bem, isso tudo são histórias, só para contextualizar. O e-mail é até hoje uma ferramenta de comunicação importantíssima, muito fácil de enviar e receber, especialmente depois da popularização dos smartphones. Segundo matéria publicada no portal UOL Notícias, o e-mail ainda terá uma longa vida pela frente e sua importância se comprova em números. Em 2017, estimava-se que 3,7 bilhões de usuários seriam responsáveis pela troca de 269 bilhões de e-mails em todo o mundo. A consultoria norte-americana Radicati Group previu a possibilidade de um aumento de 4,4% neste volume nos próximos quatro anos, podendo chegar a 319,6 bilhões de e-mails ao final de 2021. Significa dizer que o e-mail é um canal de comunicação relevante. Precisamos conhecer as ferramentas certas para chegar aos clientes e oferecer exatamente o que ele precisa. É possível personalizar mensagens e chegar ao consumidor onde quer que esteja, o que transformou o e-mail em canal para oferta e venda de produtos. Devido à facilidade de acesso e de envio, as empresas começaram a disparar e-mails para todos os lados, sem levar em conta o perfil das pessoas que estavam recebendo as mensagens. Parabéns a elas: estava criado o Spam! Encher a caixa de entrada com mensagens indesejáveis é desagradável e inútil. Para quem recebe, é só o trabalho de clicar e apagar sem ler. Para quem enviou, é um esforço que não trará qualquer benefício, um tiro n’água. Daí vem a importância da criação de uma lista de e-mails.Por que construir uma lista de e-mails?
Pesquisas disponíveis na web mostram resultados animadores para quem usa ou pretende usar o e-mail para impulsionar as vendas. Elas mostram que os índices de cliques para anúncios em banners é de cerca de 1%, enquanto o e-mail gera uma taxa em torno dos 80%. Mas não é só mandar e-mails, sentar e esperar. Você precisa enviar as mensagens para os clientes que reúnam as características necessárias para se interessar pelo produto e comprar. Para se tornar interessante para o cliente, o e-mail precisa apresentar conteúdo relevante. A mensagem que demonstre empatia com o cliente, como se o conhecesse pessoalmente, é aquela enviada para o público-alvo correto e com a oferta que ele precisa. Só que, para criar rapport, é preciso ter informações sobre o target que se pretende atingir e obter a lista de e-mails para alcançá-lo.Como uma lista de e-mails vai te ajudar a vender mais?
Uma boa lista de e-mails faz aumentar o tráfego do seu site ou blog. Mais tráfego significa maior movimentação, que aumentam as chances de destaque no Google, aumentando a visibilidade. Um movimento cíclico que se reflete na popularização da marca. Com uma lista de e-mails eficiente, sua empresa poderá relacionar-se de forma mais aproximada com o cliente, inclusive estabelecendo um excelente canal para obtenção de feedback. Com uma lista de e-mails personalizada, construída com base em dados de pesquisa com o perfil adequado de quem são as pessoas certas para ofertar seus produtos, você facilitará a vida de seu target levando até ele as informações e o acesso mais fácil para adquirir o produto que ele precisa. Identifique as necessidades de seus clientes e potenciais clientes e coloque seu produto ao seu alcance através de um e-mail marketing especialmente formulado para se converter em clique de compra.Lista de e-mails e o funil de vendas
Falamos na construção de uma lista de e-mails, mas essa expressão não precisa ser literal. Empresas que oferecem mais de uma linha de produtos devem ter listas de e-mails, cada uma relacionada a uma linha diferente. Para uma empresa que deseja vender, enviar disparar e-mails para obter mais tráfego no site não é o objetivo final. A lista de e-mails deverá ser formulada de maneira a transformar visitantes em consumidores. Esse é o princípio do conceito de funil de vendas e é nesse momento que ele se encontra com a lista de e-mails. O funil de vendas é o processo de acompanhamento e condução do cliente. Acontece desde o momento no qual você o capta, até o momento em que ele converte em consumidor. Observando a imagem, podemos descrever cada parte do funil de vendas da seguinte forma:- leads: é o momento da atração, quando provocamos o usuário a conhecer a marca e visitar o site a partir de convite enviado por e-mail, por exemplo;
- prospects: momento em que o usuário se cadastra no site, demonstrando interesse na manutenção do contato;
- costumers: o visitante se torna um cliente, consumindo seu produto ou serviço.
Como começar a construção da sua lista de e-mails
Tendo em mente o funcionamento do funil de vendas, você já pode começar a pensar na estratégia para construção da sua lista de e-mails. Sua lista de e-mails será poderosa se aliada a objetivos específicos, traçados durante a fase do planejamento da estratégia. Exemplificamos para que fique mais simples de entender quais objetivos poderiam ser definidos antes de começar a disparar mensagens:- promover o lançamento de produtos e serviços;
- destacar alterações em produtos que já existam no mercado;
- captar leads interessantes;
- despertar o sentido de autoridade no compartilhamento de conteúdos relevantes;
- manter o cliente interessado na marca;
- divulgar atualizações no site ou blog e manter a audiência;
- lançar ofertas via e-mail que se convertam em vendas.