Blog Qualifica

A importância em inovar em benefícios flexíveis | Qualifica

Written by Qualifica | Mar 22, 2022 3:00:00 AM

O mercado de trabalho muda tão rápido quanto a adoção de novas tecnologias. A cada dia, inovações são criadas e disponibilizadas para acesso de todos. E isso não acontece apenas com as ferramentas tecnológicas, mas com as relações organizacionais, pois as necessidades e interesses dos colaboradores evoluem na mesma velocidade.

Portanto, é fundamental que o setor de Recursos Humanos de toda empresa esteja atento às essas mudanças e ajam de forma rápida para se antecipar e/ou se adaptar às novas demandas.

Se antes, os funcionários valorizavam ter apoio para o seu deslocamento - vale transporte -  receber o vale gasolina, por exemplo, já era um super upgrade! Hoje, isso já está se tornando commodity quando falamos de profissionais  mais qualificados, aqueles que são mais disputados pelas empresas.

Por isso, inovar é tão importante. Se isso não acontece, a empresa perde parte da sua estratégia de atração e retenção de talentos. E mais que isso, ela deixa de crescer, aumentar a produtividade e gerar mais conhecimento, uma vez que trabalhar com profissionais mais qualificados permite à organização ter mais destaque, relevância e know how para continuar sendo competitiva.

Levando tudo isso em consideração, nós vamos tratar nesse artigo quais são os principais pontos a observar quando falamos de benefícios flexíveis para o seu time interno.

O que são benefícios flexíveis?

Vale transporte, vale refeição, vale combustível… esses são alguns dos benefícios que as empresas oferecem tradicionalmente.

Então, os benefícios são aqueles pacotes adicionais que a empresa oferece para cada um dos seus colaboradores. Geralmente essa oferta é fixa e não pode ser alterada. Esse modelo de pacote de benefícios é o mais comum e mais conhecido.

A grande diferença quando falamos de benefícios flexíveis é que, nesse caso, o colaborador recebe a oportunidade de escolher, ou seja, ele próprio toma a decisão de qual é o benefício que tem mais interesse, que mais se encaixa na sua rotina e padrão de vida no momento.

Essa é a principal característica desse novo modelo, aqui existe a flexibilização para que o colaborador possa fazer sua escolha. Como estamos vivendo momentos de mudanças extremas no mercado de trabalho, com a adoção de home office, mais tecnologia, entre outras atitudes, o tradicional pacote de benefícios não faz mais tanto sentido.

A necessidade de mudanças se tornou necessária para continuar mantendo a satisfação dos colaboradores que agora possuem não só uma nova rotina, mas uma nova mentalidade acerca dos tradicionais pacotes de benefícios.

Por que oferecer benefícios flexíveis?

Toda empresa que quer se manter competitiva no mercado, precisa adotar um pacote atraente de benefícios para os seus colaboradores.

Assim, a diversificação dos benefícios, ou seja, a possibilidade de que cada colaborador possa escolher, entre uma extensa gama de oportunidades torna a sua decisão mais assertiva. Ele pode escolher aquele benefício que mais se adapta ao seu estilo de vida.

É por isso que ter um sistema de benefícios flexíveis é tão vantajoso para a empresa. O colaborador não está mais restrito à apenas as opções básicas disponíveis e a empresa consegue atender a um maior número de interesses dentro do mesmo grupo.

Como sabemos, para uma pessoa que tenha família, seja casada, por exemplo, um benefício como vale supermercado pode ser muito útil, porém para um colaborador solteiro, é possível que as opções ligadas a lazer sejam mais interessantes.

Assim, a real inteligência na decisão pelos tipos de benefícios flexíveis está em conseguir selecionar aqueles que atendem ao maior número de interesses possíveis, ou seja, independente da idade, escolaridade, função, entre outros.

Principais vantagens dos benefícios flexíveis

As principais vantagens estão em criar um time mais engajado, motivado com a sensação de valorização de suas necessidades pessoais e pertencimento.

A empresa que adota os benefícios flexíveis demonstra que se preocupa com a sua equipe e que está atenta às mudanças do mercado.

O employee experience ao longo da sua jornada na empresa se torna mais envolvente e memorável, uma vez que ele sente que suas expectativas com relação a empresa estão sendo atendidas.

Com a adoção dos benefícios flexíveis o colaborador sente que sua autonomia é preservada e que sua participação nas escolhas da empresa é realmente levada em consideração.

Além disso, outras vantagens são bem comuns ao longo do processo de seleção de benefícios flexíveis, tais como: redução de turnover, respeito a diversidade, incentivo ao desenvolvimento pessoal, promoção da meritocracia, entre outros fatores.

Como inovar em benefícios flexíveis?

Apesar de estarmos falando de uma estratégia muito inovadora, é comum que as empresas ainda estejam tímidas com esse processo.

Entendemos, pois é uma mudança que também traz impactos tanto na parte financeira, quanto burocrática da empresa.

Sem contar que após oferecer a vantagem dos benefícios flexíveis é quase impossível retirá-los dos colaboradores sem que haja muita insatisfação.

Por isso, o primeiro passo antes de realizar essa mudança é avaliar se a empresa realmente está preparada para tomar essa decisão e adotar de forma definitiva os benefícios flexíveis.

Após essa constatação da maturidade da empresa nesse sentido, o próximo passo é “sair da caixa”. E qual o motivo disso?

Nós percebemos que muitas empresas, apesar de fazer essa oferta inovadora, permanecem mantendo os benefícios tradicionais, aqueles que já citamos acima.

Dessa maneira, o colaborador não consegue perceber a diferença. Ele agora sabe que tem poder de decisão, mas os benefícios são idênticos aos de qualquer empresa, isso não gera nenhuma diferenciação.

Portanto, é importante buscar referências externas: o que os concorrentes estão fazendo? 

E referências internas: quais são os interesses dos colaboradores? 

E a partir dessas respostas, criar um pacote de benefícios flexíveis realmente diferente e atrativo.

Vamos dar alguns exemplos que podem ser mais simples do que você imagina!

Para inovar nos benefícios flexíveis, sua empresa pode oferecer opções como: vale internet, mobiliário, equipamentos e acessórios (para quem está em home office), auxílio atividade física, esportes, ou até pode oferecer benefício educacional como acesso a diversos cursos, por meio de aplicativos como é o caso do Qualifica Cursos que foi desenvolvimento especialmente com essa finalidade.

A oferta de benefícios flexíveis vai trazer muitas vantagens para sua empresa e para os seus colaboradores. Faça uma adoção de forma planejada e estratégica e prepare-se para ter inúmeros resultados positivos dessa ação.


Compartilhe: