As melhores práticas para você fazer um ótimo controle de vendas

A importância do controle de vendas - O que é e porque fazer.
O controle de vendas se tornou uma ação estratégica e necessária para a maioria das empresas. Mesmo que o seu volume de produtos não seja gigante, controla-los é uma medida que evita problemas no seu estoque, logística ou na gestão do seu produto. Podemos dividir os tipos de empresa em 2: as que tem um sistema de controle de vendas forte e entende a importância dessa metodologia dentro do processo, e as que não tem e perdem oportunidades de melhorar suas vendas. As oportunidades que o sistema de controle de vendas vem justamente da primeira palavra: controle. As empresas que tem esse controle, terão mais visão operacional do que outras que apenas deixam os produtos sem nenhuma controladoria ou gestão. E essa visão operacional gera insights sobre como vender mais. Entende como funciona como um ciclo? Você quer descobrir como gerir e controlar as suas vendas? Quer alinhar o operacional, com as demandas de vendas atuais que você tem na sua empresa? Quer melhorar esse fluxo, para entregar mais valor e qualidade para o cliente final? Então, você está no post certo. Falaremos sobre as melhores práticas de gestão e controle de vendas, sempre dando exemplos da aplicabilidade deles para o seu negócio. No final, você será capaz de controlar suas vendas, e com a ajuda da tecnologia, melhorar esse processo ainda mais. Boa leitura!O controle de vendas como diferencial competitivo
Quando falamos de controle de vendas, qual a primeira imagem que vem a sua cabeça? Provavelmente um coordenador de compras, com uma planilha, anotando todos os indicadores de desempenho de sua equipe comercial, certo? Mas o controle de vendas está longe de ser só isso. O controle de vendas precisa ser baseado em entender a sua operação como um todo (vendedores, produtos, objetivo) e otimiza-lo para o cliente, de uma forma que todo o seu operacional seja baseado em apenas uma coisa: o sucesso do cliente. Claro que as métricas de conversão e metas precisam ser sempre olhadas, porém não podemos focar apenas nisso. Vender mais não necessariamente significa que estamos vendendo bem, ou que a relação com nossos clientes está ótima e sempre propícia para vendas no futuro. Antes de analisarmos a meta primordial de cada controle de vendas (conversão em clientes), precisamos olhar outro indicador que pode mudar tudo na sua estratégia de vendas: o customer sucess.Customer Sucess - A métrica que direciona o seu controle de vendas.
Para se ter sucesso com o seu cliente é necessário garantir que o cliente terá sucesso primeiro. Sim, o sucesso do cliente precisa vir na frente do seu. Ele precisa ter suas necessidades saciadas e dores resolvidas com o produto que ele comprou de você. Quado você tem um controle de vendas fraco, focado em resultados de curto prazo, como no aumento de ticket médio por cliente por exemplo, você não entrega sucesso para o cliente, entregará apenas mais ofertas de vendas. Posso te garantir que nenhum cliente vai resolver seus problemas apenas comprando mais. Então, se isso não é um indicador de sucesso para, por que deveria estar em seu controle de vendas? Olharemos a frente quais são os indicadores que realmente importam, além do primordial (conversão em clientes)Como fazer o controle de vendas com eficiência?
Agora que você já sabe os objetivos primordiais de um controle de vendas (conversão em clientes/customer sucess) e entende que um controle de vendas precisa gerir o operacional e o comercial, de uma forma integrada e com objetivos similares, é hora de falar como faze-lo na prática. Vejamos 7 dicas para você fazer o seu controle de vendas de uma forma 100% focada em deixar o seu cliente satisfeito- Crie métricas e metas
Esse tópico é o mais essencial para você estruturar uma estratégia de vendas e, consequentemente, o seu controle de vendas. Por mais básico que pareça, existem equipes de vendas que não tem metas bem definidas e nem métricas que ajudem a mesurar como essas metas estão sendo cumpridas. Sem essas métricas e metas traçadas, os vendedores ficam perdidos sem ter um objetivo maior no qual mirar, por isso é necessário deixar bem claro quantos negócios ele precisa fechar e quanto de dinheiro ele precisará trazer a empresa. Com isso definido, você pode traçar um controle de vendas baseado em algumas métricas como:Indicadores de sucesso e valor:
- O que significa valor para o cliente?
- Qual a percepção de valor que o cliente tem com o seu produto?
- Qual o conceito de sucesso para o cliente, e como o seu produto o ajuda a atingi-lo?
- Como entregar mais sucesso para o cliente, com o intuito de fideliza-lo ou de fazê-lo comprar mais?
Indicadores de venda:
- Qual é a meta anual, semestral e trimestral?
- Quantas vendas precisam ser feitas para atingirmos cada uma delas?
- Com está dividida a sua carteira de clientes para os seus vendedores?
- Quais vendedores desempenharam bem ou não se destacaram tanto no ano passado?
- Como ajuda-los a melhorar o processo ainda mais esse ano?