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Descubra como o marketing direto pode aumentar a sua performance | Qualifica

Written by Qualifica | Jun 29, 2018 3:00:00 AM

Manter o relacionamento direto com o seu potencial cliente. Esse é o objetivo do Marketing Direto, buscado por diversas empresas que desejam falar diretamente com o seu público alvo. Essa é uma alternativa ao método tradicional: o Marketing de Massa que em sua estratégia atinge uma gama muito grande de pessoas, e muitas não têm a ver com o negócio. O sucesso de uma empresa deve-se muitas vezes ao consumidor e cliente, como também à forma como são tratados. Se você busca por lucratividade, sua solução pode estar no Marketing Direto. O propósito deste modelo é atrair e fidelizar clientes, para isso, você precisa conhecer quem deseja atingir e fazer uso de técnicas para se aproximar do cliente. Enquanto esse desfruta de procedimentos para falar de forma direta com o cliente, o Marketing de Massa transmite uma mensagem padrão pelos meios de comunicação de massa, e não leva em consideração cada indivíduo. Este modelo não está preocupado com a individualidade de cada pessoa, por isso tem uma visão mais macro do consumidor. Esse novo tipo de trabalho nasceu de necessidades e exigências do próprio cliente. Começaram a surgir demandas que precisavam ser cumpridas pelas marcas, que até então não sabiam como alcançariam os objetivos do cliente.   Com o Marketing Direto você irá dominar os anseios do seu público-alvo. Eles são pessoas que têm interesse pelo produto ou serviço que a sua marca oferece. A técnica do marketing direto ajuda a compreender de forma detalhada o seu cliente, identifica os problemas que ele tem, o que procura e necessita. Na opinião dos marqueteiros Philip Kotler e Gary Armstrong, o Marketing Direto "consiste em comunicações diretas dirigidas a consumidores individuais cuidadosamente selecionados e destinadas não somente a obter deles uma resposta imediata, mas também a cultivar relacionamentos duradouros". E é isso que fará diferença na hora de fidelizar o cliente. É esse relacionamento criado e mantido que determinará se o cliente será fiel à sua marca. Portanto, saber quem você tem que atingir é o primeiro passo para fundamentar essa estratégia. Vale ressaltar que esse tal ‘público-alvo’ você só irá descobrir, se realmente conhecer o que está vendendo ou oferecendo. Sem estudo, não há mágica que ajude nessa etapa. Só com total autoridade sobre o negócio você saberá com quem deve falar primeiramente. O Marketing Direto também é conhecido como: Marketing de Relacionamento, Marketing de Diálogo, Marketing de Resposta Direta e Database Marketing. Todos têm o mesmo objetivo. Ao escolher esse modelo você será mais assertivo no seu objetivo, terá custos menores e resultados mais rápidos. Neste artigo, vamos abordar os diferentes métodos para a implementação do Marketing Direto no seu negócio, além disso, iremos tratar sobre como essa estratégia poderá aumentar sua performance. Abaixo, seguem os principais temas que serão abordados: o   Vantagens do Marketing Direto o   Tipos de Marketing Direto o   Como efetivar o Marketing Direto

Vantagens do Marketing Direto

As ações deste método de marketing se concentram em promover o que está sendo vendido. Seja um produto ou serviço. A partir desta ação, o potencial cliente, ou o cliente já existente é convidado a agir e se relacionar com a marca de alguma forma. Confira algumas das vantagens que esse trabalho trará para sua empresa:

Você irá construir relacionamento com novos clientes

Pessoas que você nunca imaginava que iria se relacionar chegarão até a sua marca porque serão impactadas pelas campanhas de formas positivas. E essa taxa de conversão só será possível se essa campanha for interessante para aquela pessoa.  

Você irá fornecer um conteúdo interessante que poderá ser replicado para os clientes em potencial

Pensar no conteúdo que você irá disponibilizar para seus clientes já fidelizados é fundamental para determinar se a técnica do Marketing Direto será praticada. Esse cliente que foi atingido pela sua comunicação terá boas chances de repassar o que recebeu para novas pessoas, que poderão ser futuros clientes.

Você irá economizar

A maior parte das campanhas de marketing direto são rápidas e assertivas, podem até não custar nada. Muitas vezes você só precisará de uma boa ideia, um texto de qualidade e uma arte que chame atenção. Em suma, apostar em uma estratégia de Marketing Direto pode ajudar na identificação do perfil dos clientes e as suas necessidades, possibilitando fidelizá-los. Ela é considerada uma das melhores táticas para construir um relacionamento e com certeza pode vir a se tornar um grande diferencial competitivo.

Tipos de Marketing Direto

Essas campanhas efetivas podem ser realizadas de diversas formas. Dependendo do desejo e orçamento da marca, existem diferentes formas para você falar com o seu público-alvo. Veja algumas:
  •    Venda Pessoal
Essa estratégia faz uso de pessoas para realizar a venda direta dos produtos e serviços daquela empresa. Essas pessoas são responsáveis por localizar clientes em potencial, fazer esse primeiro contato, construir um relacionamento firme, e assim concluir a venda. Muitas empresas fazem uso da venda pessoal com as conhecidas “revendedoras” de marcas.
  •    Telemarketing
Apesar de ser antiga, ainda é muito utilizada em todas as áreas. Percebe-se quando você pensa nas empresas de telefonia e televisão a cabo, eles costumam ligar com frequência para os clientes oferecendo outros serviços.
  •    Mala-Direta
Muita gente, quando pensa em Marketing Direto, costuma associá-la apenas a essa estratégia de mala-direta. Mas ela é só uma das diversas maneiras que você têm para praticar esse tipo de marketing, e sim, ela é muito efetiva. A mala-direta se resume ao envio de alguma correspondência (catálogo, folheto, folder, ofertas ou outros), muitas vezes personalizada, direto para um endereço físico.
  •    Televendas
A televenda consiste na propaganda interativa e persuasiva feita para vender um produto. Isso é feito em canais de televisão ou programas de televendas.
  •    CUPONS
Essa é uma ação de marketing direto simples, que possui bastante taxa de conversão, e pode muitas vezes fidelizar o cliente. Afinal, quem não gosta de uma promoção? Esses cupons podem ser físicos ou digitais.
  •    Marketing Digital
Um dos principais tipos de marketing direto usados hoje em dia, já que conecta o cliente com a empresa pelos canais eletrônicos. Dentro dessa estratégia temos:
  • Email marketing: basicamente é considerada a mala-direta do ambiente digital. Quando você tem acesso ao banco de dados dos seus clientes e futuros consumidores consegue se comunicar com eles através do mundo digital. Nessa ferramenta você consegue enviar promoções, ofertas, novos produtos etc.
  • Newsletter: é o jornal digital que você envia para a sua base de mailing contendo informações sobre a sua área de atuação. Como o objetivo é ser informativo, é preciso tomar cuidado com o conteúdo que será abordado. Lembre-se que esse jornal deve prender a atenção do leitor porque ele tem a consciência que após lê-lo estará informado por completo sobre aquele campo de interesse.
  • Ferramentas digitais: as ferramentas citadas, como muitas outras, são importantes artifícios para se comunicar com seu público de interesse. Alguns exemplos são: redes sociais, Google Adwords, Chatbots entre outros.
  • Mobile: aplicativos permitem o contato imediato com seus clientes. Além disso é uma excelente oportunidade para você se aproximar do seu consumidor.

Como efetivar o Marketing Direto

Ao trabalhar com o Marketing Direto você precisa estar alinhado com o seu objetivo e seguir os caminhos ideais para alcançá-lo. Você não terá sucesso se o processo de execução não for correto. Por isso separamos algumas dicas fundamentais para que você possa alavancar as vendas do seu negócio com o Marketing Direto.

1- Atraia a atenção do cliente em potencial

Lembre-se que você precisa estar em contato com o seu público, e não apenas quando ele te procura. Quem não aparece não é lembrado. Programe-se para disponibilizar constantemente conteúdos relevantes e interessantes. As redes sociais são fundamentais e fáceis para viabilizar essa interação e relacionamento constante.

2- Crie oportunidades verdadeiras

Algumas ações possibilitam acelerar as vendas do seu serviço ou produto, como, por exemplo, cupons de desconto. Mas para que elas funcionem corretamente é  preciso oferecer ao cliente uma vantagem real. Além disso, se esta vantagem não existir, e for apenas para chamar o cliente, você perderá a sua credibilidade. O cliente precisa saber do valor da vantagem que está ganhando e como ele será beneficiado quando finalizar a sua compra.

3- Branding é tudo

Tudo que você produzir dentro da estratégia de Marketing Direto precisa estar alinhado com o posicionamento do seu negócio. Aproveite essas comunicações para reforçar os seus valores e princípios. Isso irá te diferenciar dos seus concorrentes.   O trabalho de reforçar a marca, ou seja, de branding, tem que ser feito 24 horas por dia. Isso ajudará o cliente na hora em que ele decidir firmar a compra, pois ele irá lembrar da sua marca e da postura. Ações como essas levarão o seu potencial cliente ao processo de compra, na qual a etapa final é consolidada pela finalização da compra ou serviço.
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