Por que todo vendedor deve investir em um curso de vendas?

A importância de cursos para vendedores

Fazer um curso de vendas pode ser o diferencial entre você e outros vendedores. Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de um estudo continuado na sua área de atuação. Os mercados se transformam e os consumidores mudam, e para acompanhar essas mudanças é necessário foco, atualizando-se sempre que possível. Sabemos que isso não é fácil. Com a correria do dia a dia, pressão para atingir metas, vida pessoal e tantas outras variáveis na mesa, fica difícil se atualizar mesmo sabendo a importância desse tipo de movimento. Se quiser saber tudo sobre prospecção de clientes, leia esse nosso outro guia completo.  Pensando em te ajudar, decidimos fazer um apanhado com todos os detalhes sobre o cursos de vendas.
Veja aqui o nosso miniguia completo sobre vendas online e comece a vender hoje que nem um ninja. Aprenda a fazer um planejamento de vendas do zero e ganhe previsibilidade, lendo nosso post completo aqui!
Falaremos sobre os formatos (online e offline), sobre as diferenças entre um tipo de curso técnico ou outro mais conceitual, e muito mais. Organizamos a informação de forma completa para você. Quando você terminar de ler esse post estará apto a tomar uma decisão baseada em suas necessidades e, consequentemente, nos resultados que busca para se tornar um vendedor mais completo e atualizado com as demandas do mercado. Boa leitura!

Porque investir em um Curso de Vendas

Primeiramente, é de extrema importância entender que um curso de vendas é exatamente isso: um investimento. Quando você opta por investir em algo, troca o dinheiro por um bem que virá futuramente. Um curso é um exemplo claro disso. Dado às atuais circunstâncias econômicas, gastar em um curso pode parecer algo supérfluo e que pode ficar em stand-by. Porém, podemos te GARANTIR que esse investimento se pagará, normalmente em um espaço curto de tempo. Vamos analisar o mercado de vendas. O mercado está apertado, com poucas contratações para novos vendedores. Além disso, existe alta competitividade entre os vendedores que já estão inseridos nele. Existirão dois perfis de vendedores procurando empregos nesse mercado:
  1. Vendedores desatualizados, que farão as mesmas coisas sempre e que não conhecem técnicas e métodos de venda que sejam inovadores. Eles podem cumprir suas metas, porém nunca inovarão ou melhorarão o seu entendimento do cliente ou do mercado que estão inseridos.
  2. Vendedores atualizados, que entenderão bastante sobre o mercado que estão inseridos, serão alinhados às novas práticas e técnicas de vendas e saberão criar e manter um relacionamento duradouro com o cliente.
Sinceramente, qual dos dois vendedores você acha que seria contratado? Acho que a resposta está clara, certo? Se atualizar não é uma questão de luxo, é uma necessidade. Por isso é chamado de investimento. Você investe tempo e dinheiro em si mesmo, e ganha isso de volta lá na frente, pois oferecerá diferenciais perante a outros vendedores.

As diferenças entre uma palestra, workshop e um curso de vendas

Também não adianta de nada escolher um curso de vendas qualquer sem entender quais são as suas necessidades reais nesse momento. Antes mesmo de escolher um curso, é necessário entender as principais diferenças entre palestras, workshops e um curso de vendas. Aprenda a seguir como funciona cada modelo:

Palestras:

As palestras tendem a ser enxutas, focando em apenas um ou, no máximo, dois assuntos. Com duração normalmente de 1 dia, o palestrante dá um overview (visão geral) sobre os assuntos propostos, explicando ponto a ponto. O objetivo da palestra é estimular a busca de conhecimentos correlatos com o assunto abordado. Por exemplo: No mundo das vendas podemos ver diversas palestras motivacionais. Elas visam explicar o poder da motivação e como ela pode ser usada a favor do vendedor. Se você apenas for a palestra e entender por que a motivação é importante, de nada vai adiantar. É necessário buscar conhecimentos que complementem o que foi visto lá. Por isso as palestras precisam sempre ser complementares a outras formas de estudo.

Workshops:

O workshop é um meio termo entre os dois lados: um pouco de palestra e um pouco de curso. Na palestra, apenas um assunto é abordado e desenvolvido durante horas. O workshop, por sua vez, visa a troca de informações entre seus participantes. Em inglês, workshop significa "oficina". O objetivo é aprofundar-se em diversas questões, sempre de uma forma prática e participativa. É um modelo que conta com a participação ativa dos alunos durante todo o processo (exposição do assunto, discussão sobre o mesmo e conclusão sobre o que foi aprendido), diferente da palestra. Normalmente em workshops de vendas são tratados assuntos sobre o mercado e clientes, porém de forma minimalista e rápida. Ele também funciona como complementos para outras formas de estudo.

Curso de Vendas:

O curso de vendas pode incluir workshops e palestras, mas o conteúdo é mais aprofundado e técnico. Vejamos o porquê:
  1. Dentro de um curso de vendas serão abordados diversos assuntos, não apenas um ou dois como seriam com as palestras ou workshops.
  2. Esses assuntos serão tratados individualmente com a devida atenção para cada um deles. Isso tornará o aprendizado muito mais completo e mais fácil para quem busca aprender de verdade
  3. Em um curso de vendas você verá na prática como tratar de assuntos como: as melhores técnicas e práticas de venda, entendimento do consumidor e do mercado, domínio do relacionamento com o cliente, técnicas de linguagem corporal e PNL, negociação e argumentação, entre outros.
  4. Na conclusão do curso você pode receber um certificado que comprovará que você tem domínio sobre aquilo que foi ensinado. Isso pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

O que esperar de um curso de técnicas de vendas?

Agora que você já sabe as diferenças entre workshop, palestras e curso de vendas, fica fácil visualizar que o curso é o pilar mais importante para o seu aprendizado. Mas o que esperar, na prática, de um curso de técnicas de vendas? Isso depende muito do curso. Aqui no blog procuramos sempre passar informações que sejam práticas e que funcionem no dia a dia do vendedor. Testamos essas técnicas anteriormente (algumas pessoas da equipe trabalham com vendas) e trazemos para vocês apenas o que funciona. Alguns cursos podem ser muito teóricos e focam apenas em passar o conceitual das vendas. Esses cursos são bons para que você enraíze os conceitos gerais para ser um vendedor. Eles funcionam muito bem para quem está começando. Agora, se você já é um vendedor experiente e quer apenas se atualizar no mercado, busque por cursos que sejam práticos e abordem todos os pontos citados no tópico de curso de vendas, acima. Aprender na prática sobre linguagem corporal, por exemplo, é muito mais aplicável do que aprender a teoria de oferta e demanda.

Como escolher um curso de vendas

Você sabe que tipo de vendedor você é? Sabe em qual mercado vai querer trabalhar nos próximos anos? Gerencia uma equipe de vendas ou é vendedor? O seu segmento é B2b ou b2c? Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser feitas antes de escolher um curso de vendas. Existem tantas, mais tantas opções, que se torna incoerente apontar apenas um curso como o melhor. Por exemplo, para um curso de vendas com foco no b2b a negociação PRECISA ser um tópico de destaque na grade. Se for b2c, é possível substituir o tópico por linguagem corporal. Embora aprender sobre negociação ser importante, a linguagem corporal tem mais destaque na venda para clientes. Não é que você vá deixar de aprender um tópico para focar no outro, é apenas uma questão de priorizar o que importa para você. Faça-se três perguntas antes de escolher um curso de vendas:
  1. Para que eu preciso desse curso?
  2. Como esse curso pode me ajudar na prática?
  3. Quais objetivos futuros eu poderia atingir com esse curso?
Essas três perguntas direcionam você para o motivo, o formato e o objetivo final do curso. Isso é o que é essencial para a sua tomada de decisão.

Erros que você não deve cometer na hora de comprar um curso para vendas

O setor de vendas é uma área lotada. Existem milhares de "gurus" e "oportunidades únicas". Como qualquer área com muito fluxo de pessoas, é importante ficar atento para não cometer erros na hora de comprar um curso de vendas. Esses erros podem custar o seu investimento, tanto financeiro quanto de tempo. Vamos ver abaixo alguns dos erros mais comuns na compra de um curso de vendas:
  1. Optar pelo curso errado, por que ele parecia ser o que você precisava. Esse erro é bem comum.  As pessoas não olham a fundo o que precisam em um curso e compram apenas baseadas na "intuição." Analise TUDO o que será ensinado antes de comprar.
  2. Não estar preparado para investir o seu tempo no curso. Como dito anteriormente, um curso de vendas é um investimento de tempo e dinheiro. Se você não se preparar e se organizar para estudar e praticar tudo o que é ensinado, não aproveitará o curso como um todo.
  3. Optar por cursos que prometem o céu e a terra. Somos todos vendedores aqui, certo? Sabemos que é necessário fazer o cliente ver o valor por trás do nosso produto. Isso é normal. O que não é são cursos que prometem que vão mudar a sua vida da noite para o dia, apenas com algumas aulas. Infelizmente não é assim. Prática e teoria são diferentes, e ambas exigem bastante do vendedor.
A equação, então, deve ser: trabalho + estudo + prática e persistência = vendedor top do mercado. Fuja de cursos que dizem fazer "milagres". Procure os que te dão base para alçar seus próprios voos e prometem as técnicas que REALMENTE  funcionam no mercado.

Curso de vendas online ou offline – O que é melhor?

Tão importante quanto o tipo certo de curso de vendas é escolher a forma como você irá fazer esse curso. Você pode optar pelo online e offline, dependendo do modo que você queira levar o seu aprendizado. Vamos ver algumas características de ambos:

Cursos online de vendas:

  • Você pode priorizar o seu tempo e estudar quando quiser.
  • É possível priorizar o local: você pode acessar o curso aonde quiser.
  • Existem fóruns de discussão e contato online (via e-mail) com o professor.
  • Toda a matéria ficará armazenada no seu computador para você rever sempre que precisar.

Cursos offline de vendas:

  • Possibilidade de Networking com outros profissionais de vendas.
  • O método de aprendizado pode ser mais consistente, dependendo da forma como você gosta de aprender.
  • Você precisa se deslocar até o local do curso, porém o seu foco ficará mais afiado já que as aulas são ao vivo.
Com essa comparação, podemos ver que não existe um formato perfeito para um curso de vendas. Seja online ou offline, as opções ajudam a qualquer tipo de vendedor. A variedade nos formatos do curso acomoda desde o vendedor que tem tempo livre para se deslocar e aprender ao vivo até o vendedor que precisa priorizar o seu tempo e deslocamento. Faça uma escolha sábia, sempre se baseando em suas prioridades e modo de aprender.

Conclusão: Investir em um curso de vendas é um passo importante para se tornar um vendedor de sucesso

Tornar-se um vendedor de sucesso é um objetivo ousado. O primeiro passo para você atingi-lo é justamente fazendo um curso de vendas que seja prático. Antes de escolher, olhe o background do lugar que oferece o curso, conheça sua metodologia e o conteúdo oferecido. Quer se tornar um vendedor completo e pronto para lidar com qualquer situação de vendas? Leia esse artigo  Escolhendo o curso certo você se prepara para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo desenvolve suas habilidades profissionais. É uma forma de caminhar para dois objetivos, com um movimento apenas. Já imaginou o que o seu cliente realmente pensa de você? Conheça 10 tipos de linguagem corporal, nesse artigo. Use o tempo que precisar e sempre pesquise antes. Temos certeza que a melhor opção de curso de vendas está bem perto de você. Tudo que você precisa fazer é olhar com calma e a encontrará logo à frente. Ficou alguma dúvida quanto aos diferenciais dos cursos? Não entendeu alguma parte sobre como escolher seu curso de vendas? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo!

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