Retenção de Clientes: 13 dicas práticas para você aplicar no seu negócio.
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Mas como assim, retenção de clientes? Como isso funciona?
A retenção de clientes é algo importantíssimo para as empresas que visam manter uma certa estabilidade financeira a longo prazo. Muitos vendedores, empresas e marcas não entendem o real valor por trás das ações estratégicas de retenção, mas quando olhamos com calma, e entendemos o que a retenção significa não tem como negar que é uma (ótima) chance de continuar lucrando. O foco principal da retenção é administrar e tentar impedir que clientes abandonem o barco e parecem de comprar de você, ou da sua empresa. Mas o que é a retenção de clientes na prática? Essa estratégia funciona mesmo? Ela é aplicável para qualquer tipo de cliente, seja a sua empresa de serviços ou produtos? Todas essas respostas, e muitas outras informações, você encontrará nesse guia com 13 dicas práticas de retenção de clientes para você aplicar no seu negócio. Nesse guia você verá técnicas para estreitar o seu relacionamento com o cliente, proximidade, argumentação e outras ações que podem ajudar você a manter a sua empresa sempre no verde. Tudo isso na prática. Então, vamos vender? Boa leitura!Retenção de Clientes - O que é e por quê custa menos do que a aquisição?
Existem duas formas básicas de uma empresa garantir estabilidade financeira:- Gerando lucros baseados na equação custos – receita = lucro.
- Reduzindo seus custos e mantendo a receita estável. Ou seja, o valor da receita que entra hoje precisa continuar entrando amanhã, e os custos sendo reduzidos.
Retenção de Clientes X Aquisição de Clientes
Existem 2 diferenças que já deixam clara essa comparação de uma forma que fica simples visualizar a melhor estratégia para a sua empresa no momento. As diferenças são:- Custos de Aquisição X Custos de Retenção – Normalmente adquirir um novo cliente tem custos variáveis como propaganda, anúncios, além de um esforço tremendo do setor de vendas. Tudo para fazê-lo comprar.
- Utilização de dados coletados X Descoberta de dados novos – Quando você tem um cliente, normalmente ele precisa estar cadastrado em um CRM. Esse cadastro garante que as informações principais do cliente ficarão em prontidão para sua estratégia.
O que essa diferença significa:
Saber utilizar o CRM, quando você precisa reter um cliente, é essencial para ter uma chance maior de mantê-lo na sua empresa. Você já conhece suas preferências, segmentação e comportamento de compra. Pode utilizar esses dados como arma. Ter um CRM e utilizar as informações na hora da retenção tem custo 0, exige apenas que você pense e estude o cliente quando ele demonstrar sinais que vai parar de consumir o seu produto. Já com a aquisição, temos dados muito superficiais do cliente ainda. Temos uma noção do cliente-alvo que queremos, porém não temos dados prontos sobre a jornada de compra, preferência, necessidades e personalidade do cliente. Isso dificulta uma abordagem mais pessoal, rápida e com menos custos, fazendo com que estratégias de aquisição precisem de muito estudo, dinheiro investido em propaganda e trabalho pesado de vendas. O oposto do esforço da retenção. Tenha em mente que vender dentro da sua base de clientes sempre será mais fácil, do que captar novos clientes, então busque sempre ter duas armas em mãos: a fidelização e a retenção. Essas duas ações juntas garantem um lucro muito maior, do que uma busca constante por captar novos clientes. Mas, pera aí. Você sabe qual a diferença de fidelização para retenção?As principais diferenças entre a Retenção de clientes e Fidelização de Clientes
Agora que já entendemos o que é a retenção de clientes e como ela funciona é hora de compararmos ela com outra técnica que ajuda a sua empresa a se manter no topo: a fidelização de clientes. Muitas pessoas confundem a retenção de clientes com a fidelização dos mesmos. As ações são parecidas, porém não iguais. Acho que vale uma explicação rápida de cada uma das duas, e aonde elas se diferenciam:Fidelização de clientes.
A longo prazo o grande desafio das empresas é manter o seu cliente satisfeito, e comprando com ela. Só existe uma forma de fazer isso: se relacionando com o cliente da forma mais real e profunda possível. A fidelização começa com um processo de estreitamento de relacionamento com o cliente, sempre buscando entender suas particularidades e entregar valor de uma forma que ele se sinta conectado com a marca, e com o seu produto/serviço. Esse relacionamento precisa ser cultivado ao passar dos anos, não apenas mantendo o seu cliente lá, porém mantendo-o feliz. Essa é o trabalho de fidelização de clientes. Ele visa preservar o cliente satisfeito para que ele compre cada vez mais a sua marca.Retenção de Clientes.
Quando um trabalho de fidelização não é feito corretamente, a empresa corre o risco de perder o cliente mediante à alguma insatisfação ou não expectativa cumprida quanto ao produto/serviço. A retenção entra justamente aí. Ela é responsável por gerar formas de tentar manter o cliente ainda com a marca, mesmo que isso seja por formas de descontos, promoções, negociações ou qualquer outra ação que gere valor e ajude o cliente a ficar. Essas duas ações se correlacionam, podendo ser até uma consequência da outra. Porém elas não são a mesma coisa, e entender isso garante que você terá uma estratégia em frentes diferentes, porém com um objetivo igual: manter o cliente com você.Porque a retenção de clientes é tão importante?
Mas se engana quem pensa que manter o cliente quando ele quer ir embora é algo extremamente difícil. Quando você retém um cliente, está falando com alguém que consome a sua marca, e por algum motivo decidiu sair. Por pior que isso seja, essa situação abre um precedente para novas informações que podem ser usadas até para evitar que outros clientes saiam no futuro. O que você pode aprender com esses clientes que querem sair:- Você conhecerá melhor o seu cliente, e a experiência dele com a sua marca.
- Entenderá quais dores do cliente você não está satisfazendo para ele querer sair.
- Terá insights sobre o seu produto/serviço e como melhora-lo como um todo.