Então, essa é a hora de você entender o que é um cliente em potencial e como ele será uma fonte de renda para seu negócio.
Mas, quem é esse cliente em potencial? Porque ele é importante para a minha empresa e como identificá-lo?
O cliente em potencial é uma pessoa ou empresa com necessidades e recursos econômicos para comprar seu produto.
Se você ainda não conhece esses clientes alvos, saiba que o seu negócio estar perdendo espaço e dinheiro para o mercado.
Os clientes mudam de ideia e opinião constantemente, então, é preciso estar atento para oferecer o que eles querem no momento certo.
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Mas, calma! Nesse post, nós vamos ajudar você a atrair as pessoas certas para o seu negócio.
Nós explicaremos em detalhes o significado de clientes potenciais, a importância deles para aumentar suas vendas e como reconhecê-los para aprofundar o relacionamento entre vocês.
Te daremos dicas para qualificar potenciais clientes e como trabalhá-los até efetivar a venda.
Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários.
Boa leitura!
Antes de entender o que é o cliente em potencial, é necessário explicar o significado da palavra cliente.
O cliente, portanto, é uma pessoa ou empresa que adquire um produto ou serviço à venda e é facilmente identificado também como consumidor.
Por que potencial? Aqui estar relacionado a poder, algo possível e forte.
Juntando as duas palavras – cliente em potencial –, entendemos tratar-se de alguém que tem poder para tornar algo possível.
Cliente + potencial = Poder de compra
Mas, afinal, qual é a importância desses clientes para o seu negócio?
Através dos potenciais clientes, sua empresa saberá a melhor forma de comunicação para atingir o público certo.
Permitirá, então, que a sua empresa possa focar nas melhores estratégias. e lançamentos de novos produtos.
Facilitará, portanto, o relacionamento com a sua rede de clientes.
Podemos compreender que trata-se de um indivíduo ou organização que possui o perfil para adquirir os seus produtos ou serviços, mas que ainda não realizou nenhuma compra.
Nem sempre esses clientes potenciais estão visíveis. É necessário criar técnicas para tentar atraí-los.
O fato é que o cliente em potencial reúne algumas características perceptíveis. Entenda quais são:
Coloque as suas estratégias em prática e foque nesse cliente!
Conhecer os seus potenciais clientes ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing da sua empresa.
A sua equipe saberá oferecer os serviços e produtos certos para cada consumidor.
Os clientes ganharão confiança para investir em seu negócio. O que seria apenas um possível comprador, poderá tornar-se um cliente fiel.
E, é claro que você quer a sua empresa vendendo mais. Clientes em potencial estão aí para isso! Comprar o seu produto ou serviço.
Quer algo mais importante do que isso?
Agora que você já sabe o que é o cliente em potencial e a importância para o seu negócio, vamos para o próximo passo: identificá-los.
Nem sempre as empresas conseguem perceber quem são os seus potenciais clientes, já que muitos deles, não são facilmente identificados.
Mas, é importante frisar que nem todas as pessoas são seus clientes potenciais, portanto é fundamental reconhecer quem não é para não perder tempo e dinheiro.
Para esse processo de identificação, é necessário seguir algumas recomendações:
Em qual área específica, você gostaria que o seu negócio fosse reconhecido?
É primordial que a sua marca seja referência no mercado. Para isso, é necessário atuar em um nicho específico.
A sua empresa tem que ter foco nos negócios. Não adianta ofertar produtos tentando atingir vários clientes ao mesmo tempo. Nem sempre essa estratégia pode dar certo. É um caminho arriscado.
Ao definir o seu nicho, você começa a estudar seu público-alvo. Dessa forma, você vai ajustando os processos internos de sua empresa, conforme a necessidade.
A sua equipe precisa estar alinhada ao seu negócio. As informações precisam ser compartilhadas para que a venda realmente possa acontecer. Caso contrário, todo o esforço da equipe, será em vão.
Cada empresa é diferente. Nem sempre a estratégia aplicada pelo concorrente servirá para o seu negócio. Você precisa ter um diferencial para atrair mais clientes.
Nesse momento é que entram as pesquisas e os estudos para analisar o perfil do seu público e assim identificar quais são seus clientes fiéis.
Comece observando qual a quantidade de consumidores que seu negócio poderá atingir. Faça uma pesquisa rápida dentro do seu estabelecimento com os clientes que pediram informação, mas não efetivaram a compra.
Procure criar ferramentas em que a sua equipe consiga obter informações dos visitantes, tais como, e-mail, número do telefone e outros.
Se ainda não tem, crie um setor específico para entrar em contato com essas pessoas. Ao manter o relacionamento com elas, será grande a possibilidade delas virem a se tornar possíveis clientes.
Através dessa central de relacionamento com o cliente, será mais fácil identificar quais são as necessidades deles e se o seu negócio vai atendê-lo.
É crucial saber se o seu produto estar atendendo com qualidade a demanda. Ouça seu cliente, peça sugestões, críticas, elogios. Faça com que ele se sinta importante.
Ao identificar as falhas e elogios, crie um planejamento para corrigir os problemas e busque as soluções para satisfazer seus clientes e fidelizá-los.
Seus potenciais clientes devem se sentir realizados quando procurarem o que eles precisam.
Na internet, para identificar clientes potenciais, é necessário utilizar algumas técnicas. É nesse momento que entra o marketing digital.
No marketing digital, clientes em potencial são denominados de persona.
Opa! O que é isso? Persona?
Se você nunca ouvir falar nesse termo, não se preocupe, explicaremos abaixo:
Persona, nada mais é, do que um personagem fictício, criado mediante pesquisas para representar o seu cliente ideal e as suas necessidades.
Toda persona é estruturada para ter nome, idade, profissão, dúvidas, necessidades e o problema a ser resolvido. Não pode ser criada por mero achismo. Ela precisa ser produto de uma pesquisa profunda e bem elaborada.
Ao saber quem é a persona do seu negócio, você conseguirá atendê-lo da melhor forma.
Leia esse post e veja como a persona pode te ajudar a vender mais.
Outra técnica bastante utilizada no marketing digital é o funil de vendas. Ele é dividido em três níveis:
Topo de funil: Nessa etapa, seu cliente se depara com um problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo. Para isso, ele utiliza as ferramentas de busca na internet.
Meio de funil: Aqui o cliente já encontrou algumas soluções para o seu problema e começou a interagir fornecendo dados.
Fundo de funil: Agora o cliente já decidiu como e quem vai resolver seu problema.
Através dessa ferramenta, a sua empresa conseguirá identificar em qual nível do funil encontra-se cada cliente e, dessa forma, saberá o que oferecer para cada um deles.
Sabendo quem é a persona e em qual etapa do funil ela se encontra, se tornará mais fácil para a sua empresa, reconhecer o cliente em potencial com a autonomia e urgência de compra. Isso é garantia de compra certa e de retorno imediato.
Para entender melhor o que é funil de vendas, te aconselho a ler esse post aqui.
Todo empreendedor deve satisfazer a demanda do seu público-alvo. Isso impulsionará as suas vendas e o cliente ficará satisfeito.
Como já dissemos, para que isso aconteça, a equipe precisa estudar e conhecer seus potenciais compradores.
Ao estudar seus potenciais clientes, a sua empresa será capaz de segmentá-los. Para cada segmento identificado, você precisará criar uma estratégia diferente, ou seja, personalizar o atendimento para cada um deles.
Feito isso, saberá quais são os clientes que focam em marcas renomadas, assim como, aqueles que não se preocupam com esse detalhe.
A partir do momento, em que você sabe para quem estar vendendo, a sua empresa estabelecerá com clareza os objetivos do seu negócio no mercado.
Sendo assim, você melhora a sua estratégia de compra e estoque e consegue planejar as ações de marketing mais eficientes.
Todos querem conquistar clientes. Fato!
O problema é a qualificação dos clientes em potenciais. Definir quem são os seus clientes a curto, médio e longo prazo, não é uma tarefa fácil.
Quer uma ajuda?
Então, tome nota desses 5 passos:
Nesse estágio, a sua empresa apenas estar suspeitando que a pessoa possa vir a comprar o seu produto, já que você apenas tem um nome, mas nenhum outro detalhe.
É uma oportunidade de negócio que ainda precisa amadurecer.
Aqui você precisará criar um mecanismo para que a pessoa possa compartilhar mais informações.
É o Marketing Qualified Lead (Lead Qualificado pelo Marketing). Nesse estágio, o cliente já conhece o problema que precisa resolver e estar pesquisando solução.
Esse lead já compartilhou algumas informações importantes e é, nesse momento, que a área de vendas vai avaliar se deve ou não entrar em contato com ele.
É o momento em que a sua equipe já estar interagindo com o cliente. É importante entender quais são as expectativas, os problemas e as dúvidas desse cliente. Analisar se a sua empresa poderá auxiliá-lo para dar prosseguimento às vendas.
É aquele cliente que deve ser observado mais de perto.
São os clientes-alvos que encaixam-se nas avaliações de compradores do seu negócio. Ele compreende que precisa do seu produto. É uma verdadeira oportunidade de negócio.
Conhecido como Lead qualificado por vendas, Sales Qualified Lead, é o último passo para a definição do cliente em potencial. O setor comercial entra em contato com o cliente e analisa as necessidades desse lead.
É o cliente que estar mais próximo da compra. Ele já conhece seu problema e sabe que o produto da sua empresa é o ideal para ele.
Nessa última etapa, será avaliada se vale a pena investir ou não na negociação com o cliente.
Existe no mercado uma ferramenta chamada BANT. A sigla quer dizer: Budget (orçamento), Authority (autoridade), Needs (necessidade) e Timeline (prazo).
Várias empresas estão usando essa ferramenta para fazer a avaliação dos seus clientes em potencial. Vale muito a pena!
Ok! Você já identificou quem são seus potenciais clientes. E agora? Como fazê-lo efetivamente comprar o seu produto?
Siga as orientações a seguir:
Convencer os seus clientes potenciais até a efetivação da venda, não é um caminho fácil, mas é um grande passo para mantê-los em seus negócios.
Deixe seu cliente confiante naquilo que você pode oferecer para ele. Só assim ele retornará com mais frequência.
Use todas as possíveis técnicas de vendas e nunca desista dos seus potenciais clientes!
Acredito que você percebeu que identificar um cliente em potencial não é tarefa fácil.
Contudo, se o processo for bem feito, a sua empresa só tem a ganhar atraindo esses clientes potenciais.
Pense sempre na oportunidade de lucro que a sua empresa terá com eles.
Leia nosso post e entenda as vantagens para a sua empresa na retenção de clientes.
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Agora que você entendeu todos os caminhos para chegar até o seu cliente em potencial, é hora de colocar a mão na massa.
Reúna a sua equipe, crie as estratégias e obtenha sucesso em seu negócio.
Se ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para compartilhar, deixe abaixo nos comentários.