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Executivo de Vendas: O Guia de Sucesso
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Você sabe qual é a função de um executivo de vendas?
O executivo de vendas não é apenas um vendedor. Também não é o melhor vendedor de uma empresa. Sabe o que faz um executivo de vendas e por que ele é tão estratégico para uma empresa? De forma resumida, podemos dizer que o executivo de vendas é um profissional experiente na área de negócios, o líder da força de vendas e um exímio conhecedor da carteira de clientes da empresa onde atua. Mas esse profissional é muito mais do que isso. Pensando em ajudá-lo a reconhecer o valor deste profissional que é tão necessário para a estratégia de negócios para a empresa, apresentamos informações relevantes sobre o que faz o executivo de vendas. Confira as nossas dicas e entenda de uma vez por todas quem é esse super executivo. Deixe seus comentários ao final do texto. Boa leitura!Introdução: O papel do executivo de vendas
O executivo de vendas é um profissional extremamente importante para as empresas que desejam alcançar o sucesso comercial. De maneira sucinta, resumida, podemos dizer que o executivo de vendas tem dois papéis fundamentais na empresa:- é um exímio negociador;
- é o facilitador e o líder da equipe de vendas.
O que é um executivo de vendas?
É um executivo focado nos negócios, diretamente. Dentro de uma organização, os executivos são os profissionais responsáveis por uma série de atividades, a saber:- análise do cenário econômico;
- análise de mercado e da concorrência;
- planejamento de custos, metas, objetivos e estratégias;
- organização e elaboração de planos de ação para a equipe;
- liderança na coordenação da equipe e na negociação;
- controles de metas, desafios e recursos disponíveis.
Como é o dia a dia de um executivo de vendas?
Antes de mais nada, precisamos lembrar qual o papel do executivo dentro de uma empresa. Ainda que se trate de uma função estratégica, o executivo não precisa ter um diploma acadêmico específico. No lugar de uma formação, esse cargo requer experiência profissional e uma série de talentos:- liderança
- capacidade de negociação
- visão estratégica
- habilidades em gestão
- responsabilidade.
Qual a diferença entre o executivo de vendas, o vendedor e o representante comercial
Conforme divulgado pela Corcesp, existem diferenças legais entre o representante comercial e o vendedor. A função de representante comercial é regida pela Lei nº 4886/65, que foi alterada em 1992 pela Lei nº 8.420, Lei do Representante Comercial, e em seu artigo 1º define que: "Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.” O representante comercial é autônomo, não tem relação empregatícia e não recebe salário. Pelo menos, é o que diz a lei. Essa é a primeira grande diferença. O representante comercial não é protegido pela CLT, mas por uma lei específica. O vendedor possui vínculo empregatício com a empresa, conforme determina o artigo 3º da CLT, na qual presta o serviço ou atividade. O contrato de trabalho do vendedor é muito diferente do contrato do representante comercial. Enquanto o vendedor tem seu vínculo registrado na carteira de trabalho, o representante comercial terá sua função firmada em contrato de representação comercial. Esse contrato está previsto no artigo 27 da Lei nº 4.886/65, onde estão discriminados os direitos e deveres dos contratantes e todas as questões relacionadas a atividades, dentre as quais destacamos:- área de atuação
- alíquotas de venda dos produtos
- termos de exclusividade
- possibilidade de estabelecer sub-representação
Características importantes num executivo de vendas
Um executivo de vendas de primeira linha precisa ter experiência em vendas. Não é brincadeira. Existem falsos profissionais oferecendo-se para este tipo de vaga sem que detenham o menor conhecimento da arte da negociação. Outras características importantíssimas para essa função, na opinião do executivo de vendas Alexandre Galante Bravo Hernandez é ser honesto e ter educação. Por mais que possam parecer características óbvias, desejáveis em qualquer profissão, precisamos analisar o executivo de vendas como um formador de equipe, que vai lidar diretamente com os clientes da empresa. Como um de seus principais papéis é o de liderar uma equipe de vendas, o executivo precisa também saber trabalhar em equipe. Ele deve delegar tarefas e motivar os funcionários com sua gestão, para conseguir o melhor resultado. Um bom executivo de vendas é um profissional que domina a arte da comunicação interpessoal. Além de utilizar essa ferramenta como diferencial no momento da negociação com clientes, o executivo de vendas precisa se comunicar com destreza para definir metas, aproximar-se da equipe e apresentar-se com clareza. É importante que o executivo de vendas esteja a par e participe das definições estratégicas da empresa, considerando inclusive as ações de marketing de conteúdo que a empresa venha a adotar. Ao atuar em equipe, desenvolvendo projetos em parceria com outras áreas da empresa, o executivo de vendas será fomentador de informações direto do contato com o cliente.Como se tornar um executivo de vendas de sucesso
Se deseja se tornar um executivo de vendas daqueles que toda empresa gostaria de contratar, fique de olho nas dicas que daremos agora. Atualize-se o tempo todo. Para executar seu papel com eficiência e alcançar os objetivos desejados, o executivo de vendas deve estar atualizado para identificar tendências, focar em novas oportunidades e prospectar novos clientes. Enquanto facilitador e líder da equipe de vendas, o executivo de vendas precisa manter-se atento e atualizado para transmitir conhecimentos relevantes à equipe. Para conquistar a confiança da empresa onde atua e da equipe, um executivo de vendas precisa se manter em constante atualização quanto às novas práticas e estratégias de mercado. Mantendo-se atualizado, o executivo de vendas mantém-se relevante no mercado, possibilitando até se reinventar e modernizar sua forma de atuação, conforme as necessidades dos clientes. Mas como se atualizar e obter bons resultados diante de tantas informações à disposição? Não há uma fórmula mágica. O profissional precisa buscar por uma formação de qualidade e investir em livros de empreendedorismo. Outra dica importantíssima: foco nas pessoas, não nos números. É a equipe quem precisa estar motivada para conquistar clientes e realizar vendas. Além dos funcionários de sua equipe, o executivo de vendas precisa estar atento às necessidades do cliente. Ainda que se trate de um negócio B2B, o contato entre sua empresa e seu cliente será realizado entre duas pessoas. O executivo de vendas precisa dominar técnicas de conquista e fidelização de clientes. Mais do que isso: para manter-se relevante num mercado em constante mudança, o profissional precisa entender que seu papel num mundo informatizado mudou. É através do conhecimento profundo sobre a empresa onde atua ou se pretende atuar, somado ao conhecimento sobre o cliente, que poderá se tornar um excelente executivo de vendas. Em se tratando de conhecimento, cabe lembrar que títulos universitários como MBA, pós-graduções e mestrados sobre o assunto sempre são bem vistos como diferenciais importantes. Embora não sejam pré-requisitos para exercer a função, um executivo de vendas que se apresente com vasto curriculum profissional e acadêmico indicará ao empregador sua determinação em alcançar seus objetivos e sua dedicação ao sucesso profissional.Executivo de vendas: salário
A média salarial de um executivo de vendas no Brasil é de R$ 3.354,23, de acordo com pesquisa realizada pelo site de oferta de empregos Catho. Neste mesmo site, encontramos a informação de que as áreas que pagam melhor um profissional desta função são:- agências de turismo
- saúde
- gráfica/editoras
- telecomunicações