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Planejamento Comercial: como criar um do zero e multiplicar suas vendas
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Você sabia que o seu sucesso depende de um bom planejamento?
Planejamento comercial não é frescura. É uma necessidade! Não se trata de formalidade, mas de uma tarefa essencial e contínua, que precisa ser bem feita e acompanhada pelos executivos de vendas e líderes da empresa. Sabendo que é tão importante, não vai querer negligenciar o assunto, não é mesmo? Acompanhe com a gente os passos e estudos necessários para criar um planejamento comercial do zero. Vamos começar os estudos dando a você as razões porque você não pode deixar de fazer e acompanhar o planejamento comercial. São dicas valiosíssimas que servem inclusive para quem já elabora planejamentos no dia a dia. Você entenderá que o planejamento comercial é imprescindível para motivar equipes, traçar estratégias e melhorar o desempenho em vendas. Afinal, sempre é tempo de revisar as tarefas, otimizar o tempo e se atualizar! Ao final, deixe os seus comentários para nós. Boa leitura!Introdução: A importância de fazer um planejamento comercial.
Todas as atividades as quais nos propomos fazer ou às quais queremos dedicar algum tempo das nossas vidas precisam ser planejadas. Até mesmo o espaço para o acaso é planejado. Sabe por quê? Porque só quando temos controle sobre o que queremos, quando, quanto, com quem e como é que conseguimos enxergar as oportunidades que aparecem de repente. Só assim é que temos espaço para retomar o planejamento quando é necessário e entender os momentos certos para mudanças de rumos. O planejamento estratégico é necessário para assegurar que sejam selecionadas e executadas as atividades corretas. Ele exige ações em três áreas-chave, conforme explica Philip Kotler e Kevin Lane Keller no livro Administração de Marketing:- gerir os negócios da empresa como uma carteira de investimentos;
- realizar a avaliação dos pontos fortes de cada negócio, considerando a taxa de crescimento do mercado e a posição competitiva da empresa inserida neste mercado;
- estabelecer uma estratégia, um plano de ação para cada um dos negócios da empresa, a fim de atingir os seus objetivos de longo prazo.
O que é um planejamento comercial ou plano de vendas?
O planejamento comercial parte da necessidade básica de oferecer os produtos para os quais existem demandas. O plano de vendas apresenta vários processos e é realizado por partes. Não existe uma receita de bolo para isso, mas alguns conceitos precisam ser observados para que nenhum ponto importante fique de fora. Olhando para dentro da empresa, o planejamento comercial precisa considerar:- diagnósticos precisos sobre a situação atual;
- formação da equipe;
- estudo e adequação das praças onde o produto será ofertado;
- avaliação de critérios de desempenho;
- monitoramento do resultado de pesquisas e do atingimento das metas propostas;
- realização de reuniões de vendas.
- o potencial de mercado: onde a empresa está posicionada, como está e onde pode chegar;
- análise dos concorrentes: quem são, qual o tamanho do mercado atingido, como atuam;
- pontos de venda: suficiência de atendimento, localização, pertinência.