Como Fazer um Bom Planejamento de Vendas e Ganhar Previsibilidade
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Por que fazer um planejamento de vendas?
Você provavelmente está cansado de ouvir ou ler sobre a importância do planejamento, não é? Pode ser na vida pessoal, financeira ou profissional: são diversas as pessoas e os especialistas que apontam o ato de planejar como a verdadeira chave para o sucesso. E, por mais clichê que esse conselho possa parecer, acredite - ele é real! Pense bem: para que um time de futebol ganhe um jogo, o técnico estuda táticas, traça estratégias e prepara os jogadores para a partida. Assim, ele planeja a atuação da equipe para que ela alcance o objetivo final. Quando falamos de vendas, a mesma lógica deve ser aplicada. O planejamento de vendas funciona como rota e guia para a conquista de resultados realmente significativos. Ele detalha as etapas e atividades necessárias para que as metas sejam cumpridas e os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. Fazer um plano de vendas bem estruturado evita erros e aumenta a previsibilidade e a lucratividade da empresa. Isso porque o documento facilita a análise detalhada dos cenários internos e externos, contribuindo para a previsão de acontecimentos e tomada de decisões mais eficientes. Portanto, a partir de agora, aprenda a fazer e a administrar o seu planejamento de vendas!Quando fazer o planejamento de vendas?
Aqui, nos deparamos com outro lugar-comum: em se tratando de planejamento de vendas, quanto mais cedo você começar a criá-lo, melhor! O ideal é que o plano para o ano que vem seja feito a partir desse segundo semestre. Pode parecer precipitado, mas esse é o tempo necessário para colher todas as informações, realizar todas as pesquisas e analisar os dados. Ao começar o ano com o planejamento de vendas pronto, você saberá de antemão todas as ações e estratégias necessárias para atingir as metas. Com isso, será possível focar no que realmente importa: vender mais e melhor!Como fazer um planejamento de vendas?
Esse é a hora derradeira, o momento de colocar a mão na massa! Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que o planejamento de vendas deve refletir os objetivos estratégicos e a atuação da empresa no mercado. Para isso, vamos dividir o plano em duas etapas: planejamento estratégico e planejamento operacional.Planejamento Estratégico
Nessa etapa, você vai definir os pontos estratégicos. Aqui, o foco é o cenário externo e a visão da empresa. Portanto, os planos traçados serão mais gerais. Para desenvolver o planejamento estratégico, siga os passos abaixo! 1 - Faça uma análise das métricas das suas vendas atuais:- Qual o seu ticket médio atual?
- Qual é o custo de aquisição do seu cliente hoje?
- Qual é o seu ROI (Retorno Sobre Investimento)?
- Como você atrai os seus clientes hoje?
- Quanto você vende em cada mês - faça um gráfico para analisar a sazonalidade do seu produto/serviço
- Quais são seus pontos de venda?
- Qual é o seu "churn rate" (Índice de cancelamento de clientes)?
- Qual o seu público alvo? - inclua características, perfil, localização
- Qual o feedback dos seus atuais clientes?
- O seu cliente é recorrente?
- Quais métodos de vendas (Inbound/Outbound) estão dando mais retorno para a empresa?
Planejamento Operacional
Nessa etapa, o foco está voltado para atividades rotineiras da empresa. Por isso, os planos traçados e os objetivos propostos serão bem específicos. Para criar o planejamento operacional, siga os passos abaixo! 1 - Defina as metas a serem cumpridas e o prazo para cada uma Cuidado: mais uma vez, seja razoável e determine metas alcançáveis. Elas também precisam ser numéricas, específicas e com data marcada! 2 - Delegue o papel de cada pessoa da equipe de vendas O planejamento de vendas pode parecer confuso e distante da realidade de muitos vendedores. Mas, para que todos na empresa contribuam para a conquista dos objetivos, delegue as tarefas e as responsabilidades de cada pessoa do time. Elas precisam saber como as suas ações causarão impacto nos resultados da empresa. 3 - Faça o treinamento da sua equipe 4 - Defina o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) que será usado, atualizado ou substituído. Além disso, defina as formas do CRM auxiliar nas vendas diárias. 5 - Defina os indicadores-chave a serem monitorados 6 - Crie um calendário com as datas de entrega de cada tarefa/meta e faça reuniões semanais de status de progresso 7 - Revise a estratégia e as táticas utilizadas Durante a execução do plano, é bastante provável que muitos pontos mudem. E isso é completamente natural. Por isso, no seu planejamento, é importante abrir espaço para imprevistos. Além disso, não tenha medo de agir quando necessário. Se algo não está dando certo, mude - e mantenha o que está funcionando!Metodologias, materiais e ferramentas que vão te auxiliar no planejamento de vendas
Como você pôde notar, o planejamento de vendas é uma tarefa que exige certo tempo, dedicação e esforço. Mas não se desespere! Para facilitar sua vida, separamos materiais, metodologias e ferramentas poderosas que vão poupar tempo e trabalho na hora de elaborar, gerenciar e executar o seu plano de vendas. Confira!-
Materiais de suporte para o planejamento de vendas
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Metodologias para o planejamento de vendas
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Ferramentas: CRM
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Ferramentas: Fluxo de Cadência
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Ferramentas: Track de email