O que são benefícios flexíveis?

Benefícios flexíveis são mais uma forma de agregar valor para os colaboradores. Eles funcionam como uma remuneração adicional que os funcionários recebem, ou seja, vão além do salário estabelecido e dos benefícios obrigatórios por lei.

A adoção dos benefícios flexíveis possibilita que a empresa ofereça melhores opções para seus colaboradores, ajuda na percepção de valorização da equipe interna e pode contribuir de várias maneiras na retenção dos talentos da empresa.

A grande vantagem dos benefícios flexíveis é que eles atendem de forma diferente cada colaborador, ou seja, dentro de um leque de opções a ser disponibilizadas, é o colaborador que faz sua escolha de acordo com suas necessidades.

Porém, não se deve selecionar qualquer tipo de benefício para a sua empresa. É preciso fazer a análise de algumas variáveis antes de optar pela adoção destes. Dependendo de como o seu time se comporta, considerando fatores demográficos, sociais e emocionais e a cultura da empresa, algumas escolhas serão mais favoráveis e relevantes que outras.

Por isso, não faça escolhas aleatórias. Fique atento a esse conteúdo para entender de forma exata e ter boas referências na hora de tomar a sua decisão pelos benefícios flexíveis da sua empresa.

Vantagens dos benefícios flexíveis

Sem sombra de dúvidas há inúmeras vantagens apresentadas pelos benefícios flexíveis

A maioria delas está vinculada a um maior engajamento dos colaboradores na empresa, mas esses efeitos podem ir além e gerar inclusive, redução de custos para a organização. 

Para deixar mais claro, vamos elencar algumas dessas vantagens que você pode obter com os benefícios flexíveis.

  • Diferenciação da Concorrência: Em muitos segmentos, as empresas sofrem com a constante solicitação de desligamento dos colaboradores.

A falta de profissionais qualificados para determinadas funções faz com que empresas estejam sempre elaborando maneiras mais sofisticadas e adotando benefícios mais interessantes para atrair esses profissionais.

E quando a empresa não apresenta vantagens significativas para reter esse colaborador, qualquer oferta do concorrente pode deixar a pessoa mais tendenciosa a se desligar do cargo atual. Por isso, apostar nos benefícios flexíveis pode ser a sua arma secreta nesse momento.

  • Melhora na Jornada do Colaborador: Também conhecida como employee experience, a Jornada do Colaborador envolve desde a a primeira experiência como candidato a uma vaga na empresa até o processo de desligamento.

Assim, a oferta de benefícios flexíveis tem um alto impacto nessa jornada, uma vez que ela é desenhada estrategicamente para que os colaboradores se sintam reconhecidos e valorizados dentro daquele contexto de trabalho.

  • Redução de Turnover: Aumento da assiduidade e consequente diminuição do absenteísmo também podem ser algumas das vantagens obtidas com a adoção dos benefícios flexíveis. O Turnover é quando a empresa tem uma grande rotatividade de funcionários em curto espaço de tempo, isso pode ocorrer por um mercado muito aquecido ou alta demanda por determinados profissionais, como destacamos acima. Assim, os benefícios flexíveis podem ser mais uma motivação para que esse colaborador se mantenha na empresa por mais tempo.
  • Redução de custos: Além dos motivos já citados acima, pois o absenteísmo, turnover, entre outros geram muitas despesas para a empresa tanto financeiras quanto como queda de produtividade. Assim, os benefícios podem atuar como uma forma de minimizar essas questões. Os benefícios flexíveis também permitem que a empresa estabeleça um limite de gastos por mês, mesmo que os colaboradores façam escolhas diferentes.

Exemplos de benefícios flexíveis

Como falamos, os benefícios flexíveis são uma maneira de ampliar o leque de opções para os colaboradores de maneira que ele possa escolher aquele que mais se encaixa nas suas necessidades, vivência, faixa etária, entre outros.

Assim, é importante apresentar um leque bem variado, mas dentro da cultura da empresa. Não faz muito sentido a empresa oferecer benefícios que não estejam de acordo com os seus valores internos, pois os colaboradores vão perceber essa distância entre o que é falado e o que é praticado.

Em geral, os benefícios mais comuns são aqueles associados a trabalho, educação, vida familiar, lazer, planejamento futuro, como os auxílios destacados abaixo: 

  • Creche e escola

  • Desenvolvimento profissional (faculdades, cursos, treinamentos, etc)

  • Compra de Livros e material escolar

  • Cinema, shows e eventos

  • Despesas com trabalho remoto (Internet, luz, celular, etc.)

  • Saúde e odontológico 

  • Estacionamento, gasolina

  • Folgas diversas

  • Home office

  • Licença sabática

  • Plano de aposentadoria ou poupança

  • Assistência profissional (coaching, mentoring, etc.)

  • Programas de bem-estar (ginástica laboral, academias, etc.)

  • Financiamento Estudantil

  • Despesas de saúde dependentes

  • Seguro invalidez e seguro de vida

  • Trabalho flexível (semana de 4 dias)

Esses apenas alguns praticados no mercado, mas há muitos outros benefícios flexíveis que você pode incluir de acordo com características e cultura da sua empresa e interesses dos colaboradores.

Como implantar benefícios flexíveis

Implantar os benefícios flexíveis é uma grande vantagem e um diferencial estratégico para o seu negócio.

Entretanto, o fato de lidar com tantas variações e opções pode ser um pouco complicado, caso sua equipe interna seja muito grande e o número de benefícios requerer um gestão complexa, isso vai exigir mais atenção.

Errar na condução, na entrega e no uso desses benefícios flexíveis pode causar tanto desgaste a ponto da empresa decidir extingui-los. 

Evite fazer isso, pois deixará o seu time muito frustrado! Assim é recomendável que seja realizada uma série de medidas visando estabelecer uma rotina menos complexa e mais eficiente para a distribuição dos benefícios e manutenção da rotina.

Algumas ações e medidas que podem ser tomadas para evitar problemas futuros com os benefícios flexíveis são a criação de uma equipe responsável por gerir todos os produtos e serviços dessa cesta de benefícios, definição de objetivos claros acerca de cada benefício, é importante saber por exemplo, se o benefício é uma motivação, recompensa, bônus por alcance de metas, entre outros.

Além disso, fique atento com os meios de comunicação, deixe claro para todos os colaboradores como são feitas as escolhas, as regras, estabeleça parâmetros claros e mantenha-os de fácil acesso a todos, crie um política de benefícios, caso seja possível, pois ajuda na formalização e evita questionamentos futuros desnecessariamente.

Também adote ferramentas de gestão para analisar o desempenho de cada benefício e o uso pelos colaboradores. Colha feedbacks recorrentes sobre a utilização e a satisfação com cada opção disponibilizada, analise os fornecedores, a legislação, custos e faça suas escolhas baseadas nos benefícios flexíveis que mais estejam de acordo com a cultura da empresa e seja de interesse dos colaboradores.

Compartilhe:

Leave a Comment