10 estratégias de vendas ESSENCIAIS para alavancar seus negócios
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Você quer vender mais, porém não sabe como aumentar os seus lucros, certo?
O seu caso é bem comum, e já podemos te dizer que sem uma estratégia de vendas fica bem difícil expandir o seu lucro, a médio/longo prazo. Antes de você buscar lucros com a sua empresa, e aumentos substanciais na sua receita, é necessário traçar uma estratégia que vá ligar todos os pontos, e ser responsável por situar os seus objetivos, metas e ações ao passar do tempo. Está na dúvida sobre como traçar essa estratégia? Não sabe muito por onde começar? Não entende como uma estratégia de vendas pode fazer a diferença para a sua empresa? Então você precisa ver a seguir as 10 estratégias de vendas essenciais para você alavancar os seus negócios.O que é exatamente uma estratégia de vendas?
A palavra estratégia tem denotações diferentes, porém com significados semelhantes. Se formos quebra-la de uma forma simples ela significaria: planejamento. Estratégia de vendas seria planejar os seus objetivos de venda, com metas, cronograma, ações e responsáveis. Tudo isso garante uma organização pré, durante e pós as suas vendas, dando um rumo para os seus objetivos. A estratégia pode ser para atingir objetivos de curto prazo (3 a 6 meses), de médio prazo (1 ano) ou de longo prazo (mais de 1 ano), e envolve montar uma estrutura que estimule o alcance dos objetivos da empresa. Traçar uma estratégia de vendas é o ponto essencial caso realmente queira lucrar mais. Fica praticamente impossível de direcionar os esforços certos para vender mais caso não saibamos o que queremos atingir e aonde queremos chegar. Logo, a estratégia é o foco de tudo. Muitos confundem estratégia de vendas, com técnicas de vendas, porém existe uma diferença colossal entre uma e outra. Vamos traçar abaixo essa diferença para que fique claro como, mesmo interligadas, elas são diferentes umas das outras.Diferença entre técnicas de vendas e estratégia de vendas
Existem milhares de técnicas de venda para milhares de tipos de venda. Dicas e insights também, porém é necessário saber a diferença. Todos esses itens são apenas ferramentas que os vendedores podem e devem utilizar no dia a dia. Essas técnicas e dicas ajudam de uma forma micro no seu momento de venda. Por exemplo, elas podem te ajudar a fechar uma venda por meio de rapport, ou de repente fazer você entender a importância do CRM e começar a utiliza-lo. O que eu quero dizer com isso é que as técnicas são muito mais variáveis do que um ponto fixo que você manterá para não se perder no dia a dia. Já a estratégia não é algo micro. É bem maior do que isso. Ela é a estrutura focal que você traça para saber aonde quer chegar, como vai chegar lá, quais ações que serão necessárias para chegar lá e quem são os responsáveis por essas ações. A estratégia de vendas é o macro. É a estrutura que faz tudo funcionar, e sem ela posso garantir que você não vai muito longe com os seus objetivos.Tipos de Estratégias de prospecção (Inbound X Outbound)
Com uma estratégia de vendas traçada (objetivos definidos, metas traçadas, ações propostas e responsáveis designadas) você precisa alinhar qual será a sua estratégia de prospecção de clientes. Com a ajuda do marketing, existem 2 tipos de estratégias principais, e você precisa conhece-las muito bem para entender qual das duas se encaixa melhor no seu processo de negócios.Outbound Marketing
Na estratégia de prospecção do outbound marketing, as empresas montam um banco de dados de clientes mediante à algumas ações como:- Cadastro dos clientes em PDV (pontos de venda).
- Compra de listas de e-mails.
- Ações de marketing promocional e etc.
Inbound Marketing
Na estratégia de prospecção do inbound marketing, as empresas fazem o cliente ir até a sua oferta, pelo meio digital. Você pode dividir em algumas fases como atração e conversão, sendo atração a fase aonde você localiza a sua empresa de uma forma fácil no Google, usando estratégias como SEO. Na fase de conversão você busca converter o cliente com o uso de landing pages, e iscais digitais variadas como material (White papers, e-book, infográficos e etc) O objetivo desse tipo de ação é prospectar um cliente de uma forma que ele venha até você por interesse próprio e não por que você o prospectou em alguma ação de marketing outbound.As Top 10 estratégias de vendas
1 - Estratégia de venda outbound: Segmentar sua equipe de vendas em três partes (prospecção/ vendedor/ gerente de fechamento da conta) Quando temos uma estratégia de outbound, precisamos entender muito bem quem vai fazer o quê dentro da estratégia de vendas. Existem 3 etapas diferentes, com 3 responsáveis diferentes, dentro dessa metodologia:- Prospecção – Pode ser uma empresa terceirizada, ou até mesmo um funcionário, porém a parte de prospecção é o levantamento de dados da sua estratégia, e uma das partes mais importantes do processo.
- Vendedor – Depois de qualificar e coletar todas as informações é hora de vender. Um vendedor deve entrar em contato com o lead e oferecer, com o uso de diversas técnicas de vendas, o produto/serviço da sua empresa.
- Depois que o vendedor fechar a venda, ele passa o lead para o gerente de fechamento de conta finalizar o trabalho. O gerente é responsável por tratar os detalhes finais da venda e garantir o fechamento da oportunidade.
- Cold Call (ligações para potenciais clientes que ainda não conhecem você ou sua marca).
- E-mail marketing (fluxo de envios de e-mail marketing para a sua base de clientes e prospecção).
- Atendente de vendas (um profissional de vendas que irá ligar semanalmente para seus clientes)?