Como aumentar as vendas? Conheça as 13 dicas infalíveis para isso!

Quer aumentar seus lucros, vender mais e reter clientes?

Então nosso post será perfeito para que você entenda como aumentar as vendas da sua empresa. Existem diversas técnicas, dicas e insights espalhados pelo mundo das vendas. Podemos ver gurus com "técnicas infalíveis para vender mais" ou os "7 passos para o sucesso imediato" Apesar de acreditarmos que o sucesso será motivado por apenas dois fatores: sucesso e trabalho duro, é inegável que existem algumas técnicas que são tiro e queda.
Aprenda as melhores práticas B2B do mercado, e comece a lucrar AGORA! Leia nosso post completo aqui. Quer utilizar a tecnologia à seu favor e se tornar um vendedor moderno? Veja nosso guia e aprenda como!
No post de hoje, separamos 14 técnicas de vendas que são utilizadas há  muito tempo, e mesmo assim continuam sendo renovadas e utilizadas pelas empresas vencedoras em seus segmentos. (a técnica 11 é a responsável pela Netflix ser uma das maiores empresa do mundo hoje em dia) Vamos falar de cada uma delas, dando exemplos e explicando como elas podem ser usadas no seu dia a dia. No final do post, com certeza você terá novas ideias e insigths de como aumentar suas vendas. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Boa leitura!

Entenda o conceito das técnicas de vendas milenares:

Primeiro, não estamos te vendendo nenhuma fórmula para o sucesso. As 14 técnicas que separamos foi o resultado de um estudo que realizamos com algumas empresas de diversos ramos. Tentamos entender o que fazia elas venderem e lucrarem tanto, além de seus serviços e produtos. Notamos que existiam algumas características específicas que geravam essa diferenciação com a concorrência, e faziam dessas empresas vencedoras. São sobre essas características que falaremos hoje.

Sugestão para o seu estudo de como aumentar as vendas:

Pegue um papel e um caderno, ou abra um documento no seu computador.
  1. Anote, a cada exemplo e dica dado, como a técnica pode surtir efeito dentro do seu processo de vendas
  2. Rascunhe, escreva, marque. A ideia aqui é gerar insights novos, dentro de técnicas que são infalíveis.
  3. Teste essas ideias e entenda qual técnica que funciona melhor para você.
Bem, chega de enrolar, vamos às 14 dicas milenares de como aumentar suas vendas:

#1 - Conheça bem o seu cliente, e saberá como ganhar a atenção dele:

Já começamos com uma das dicas mais essenciais de todos. Uma dica que envolve o ativo mais importante da empresa: o cliente. Pare agora, respire e se pergunte com veemência: você realmente o seu cliente? Se a resposta for sim, parabéns, você já tem 50% do que é necessário para gerar formas de como aumentar suas vendas. Se a resposta for não, então é hora de pôr a mão na mesa. O conselho aqui são 3 técnicas: Essas técnicas te darão uma direção inicial perfeita quanto ao seu cliente. Se as vendas não estão indo muito bem, reveja se você está oferecendo  o produto certo para o  cliente ideal.

#2 - Conheça bem a concorrência.

É claro que a vitória (ou derrota) das suas vendas dependem de fatores externos incontroláveis, como a economia, por exemplo. Porém, existem fatores externos que são totalmente possíveis de serem administrados, como a concorrência, por exemplo. Vocês já leram a estratégia do oceano azul? É um livro que explica que entender o que a concorrência faz não significa imitá-la (o livro propõe inclusive que se faça ao contrário, e fuja de ambientes com alto nível de concorrência desenvolvendo novos produtos e serviços) A técnica aqui é o estudo da sua concorrência, não para se diferenciar deles (isso não vai garantir o aumento das suas vendas), mas para a criação de novos produtos e serviços. Veja o que já está sendo feito, anote, e pense o que não está sendo feito e tem demanda. Como aumentar as vendas depende de criatividade, essa é a hora de ser criativo! Se vender um produto está difícil, pense em outro produto, outra área, outro cliente. Só analise se a sua concorrência não faz isso já.

#3 - Analise os fatores internos e externos.

Outra pesquisa importante a ser feita é a pesquisa SWOT. (caso não conheçam tem um link aqui falando sobre ela  aqui) Essa pesquisa é responsável por analisar diversos fatores importantes para uma empresa, como: os fatores internos (forças e fraquezas da empresa), e os fatores externos (concorrência e ameaças gerais). A dica, e técnica, é desenvolver essa pesquisa constantemente. Olhe para a sua concorrência e para sua empresa e entenda quais ameaças o mercado te traz. Olhe internamente para os seus processos e se questione como melhorá-los. Não tem um tempo exato, mas seria interessante você fazer um SWOT de 1 em 1 ano, ou quando for lançar um novo produto ou serviço.

#4 - Crie (ou revise) processos internos e comerciais

Ainda falando sobre processos internos, um dos mais importantes é o processo comercial. Saber, estrategicamente, como serão as metas e focos de vendas é extremamente importante para a empresa. Por isso, se a sua empresa não tem um setor comercial baseado em processos sólidos, como: Então, é hora de rever seus processos 100%. Não deixe o que você fazia a 10 anos atrás ser a mesma coisa que faz hoje. Busque formas de como aumentar as vendas de uma forma inteligente e inovadora. A dica é: reveja seus processos.

#5 - Motive e treine seus colaboradores.

Você está buscando formas de como aumentar as vendas, certo? Temos uma solução perfeita para você: treinar o seu time de vendas para serem campeões! Se você quer resultados comuns e se manter no curso que está, então mantenha os seus colaboradores como estão e pronto. Agora, se você quer realmente lucrar exponencialmente e fazer com que seus vendedores se tornem ninjas da área, então é hora de investir em treinamentos. Existem diversos tipos, como:
  • palestras e workshops
  • seminários e cursos técnicos
  • cursos livres e congressos
Escolha um para a sua equipe e comece a treiná-la. O Google, por exemplo, tem os melhores funcionários do mundo. Não por sorte, mas por terem investido internamente em sua capacitação e relação interpessoal.

6 - Faça os vendedores conhecerem e acreditarem no seu produto

Milhões de marcas pelo mundo, dezenas de milhares de produtos e você quer que o seu cliente escolha o seu, certo? Você provavelmente falará que o seu produto é o melhor, mais confiável e tem uma entrega de valor. É inteligente pensar assim, porém, sabe quem precisa acreditar nisso antes de qualquer pessoa? O seu vendedor. O vendedor da sua loja/marca/empresa que ficará na linha de frente com o seu consumidor. Ele precisa passar segurança, confiabilidade e valor para o cliente. Em outras palavras, ele  precisa acreditar que o seu produto é realmente o melhor. A dica aqui é montar um treinamento que explique passo a passo ao seu vendedor os motivos pelos quais o seu produto é o melhor. Se não sabe como, indico a leitura desse post aqui.

#7 - Invista em Marketing

Quem gera oportunidades, desejo e demanda para a sua empresa? Acertou, o setor de marketing. Muita gente fala que não vê o valor que o marketing tem para o processo de negócios da empresa. Se isso acontece, infelizmente você não está utilizando a estratégia correta de marketing para a sua empresa. Já falamos aqui no blog, nesse post, sobre a importância de uma estratégia de marketing, alinhada com uma de vendas. Entenda como a sua empresa pode utilizar as diversas vertentes do marketing (de conteúdo, digital, de relacionamento, guerrilha) e alinhe a sua estratégia de vendas com ele. Marketing = geração de oportunidades. Geração de oportunidades = forma de como aumentar as vendas.

#8 - Faça parcerias estratégicas com outras empresas do ramo

A época aonde as empresas se digladiavam para conseguir um pedaço do mercado acabou. Hoje em dia, até entre concorrentes, é possível gerar uma competição saudável e parcerias inteligentes. Essa dica é essencial para você que tem uma empresa em um mercado competitivo. Ás vezes, é necessário que você busque parceiros da mesma área, diminua o seu lucro, porém, continue na ativa. Estratégia é isso. Dar um passo para trás, visando 4 para frente.

#9 - Aposte no diferencial da sua empresa diante ao mercado.

Se você cria mais um produto igual a todos, apenas terá resultados iguais a todos. Ás vezes, é importante se diferenciar, criar novos produtos para novos mercados. Não tenha medo de criar algo novo, apenas mantenha um processo de MPV para evitar custos extras com essa criação. Tenha em mente que o mundo precisa de criatividade e inovação, e não mais de um produto comum. Por isso, aposte no diferencial da sua empresa perante ao mercado. Diferencie-se.

#10- Defina metas e objetivos.

Existe uma frase que diz: para quem não sabe qual caminho seguir, qualquer um serve. Isso pode ser difícil na vida pessoal, mas é imperdoável dentro de uma empresa. É necessário que você pense, pense e pense mais sobre quais são as metas da sua empresa. Não crie metas e objetivos difíceis, isso só vai desgastar o seu time de vendas. Pense em metas que sejam reais, defina-as e passe isso para a sua equipe. É importante que você acompanhe essas metas, mas nunca deixe de criá-las. Não sabe como? Sem problemas. Leia nosso post completo aqui ensinando como montar as metas ideias!

#11- Invista no relacionamento com o cliente.

Ah, a Netflix. Quem não ama aquela empresa, certo? O segredo da Netflix é apenas um: o relacionamento com o cliente. Existem diversos casos que a empresa demonstrou que se importa com o seu cliente bastante. Vou deixar esse link aqui, e também esse aqui. Eles exemplificam bem a importância de investir em um relacionamento de longo prazo com o seu cliente. Obs: quando falamos em investir, não se trata de gastar dinheiro com publicidade, e sim de se importar com a entrega de valor e conforto do seu cliente com o seu produto ou serviço. Trate seu cliente como um rei, e ele sempre voltará para comprar mais. Podemos garantir que essa é uma forma efetiva de como aumentar as vendas diariamente, com clientes antigos.

#12- Faça um pós-venda efetivo.

Não adianta apenas querer vender para o cliente e nunca mais falar com ele. O pós-venda é algo essencial se você quer se manter em contato com seu cliente. Entenda quais são as principais dúvidas, benefícios e particularidades do seu produto, e monte um pós-venda focado em ajudar e melhorar a experiência do cliente sempre. Não adianta apenas vender algo, ele precisa sentir que a empresa se sente responsável pela forma como ele usa esse produto. Esteja lá para ele (muito depois da venda), e ele estará lá para você (para comprar mais no futuro).

#13- Invista em ferramentas de qualidade.

Quais ferramentas os seus vendedores têm para vender mais? Eles utilizam ferramentas de qualidade que os ajudam a melhorar suas técnicas de vendas? É necessário que você sempre pense nas formas como você está vendendo. Existe um CRM responsável por agregar e organizar todos os dados de seus clientes? Vocês utilizam aplicativos de vendas, como o SKINA ou o RESERVE? O TRELLO, um dos maiores gerenciadores de tarefa e ações, é utilizado em seu processo de negócios? Bem, se você não usa, e nem conhece essas tecnologias, te aconselho ler esse post aqui e começar hoje a implementar ferramentas de qualidade para o seu time de vendas.

Conclusão: Entendeu todas as formas de como aumentar as vendas?

Realmente, querer lucrar mais é o objetivo de quase todas as empresas. Existem formas rápidas e também demoradas de como aumentar as vendas, porém, todas elas exigem dedicação e esforço por parte da empresa.
Leia nosso post completo aqui e entenda como a definição do preço de um produto pode interferir na forma como você o vende!
O certo, na verdade não é pensar como aumentar as vendas, e sim como entregar mais valor para o seu cliente, gerar mais produtos inovadores e criar mercados novos. O lucro será consequência desse pensamento. De qualquer forma, espero que nossas dicas tenham te ajudado, e que com as suas anotações você consiga pensar formas claras de como aumentar as suas vendas agora! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários.

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