O que considerar na hora de criar uma estratégia de benefícios?

Se você está procurando os melhores tipos de benefícios flexíveis para oferecer aos seus colaboradores, é importante compreender que não basta apenas escolher o benefício X ou Y, de forma aleatória. Essa decisão deve ser baseada em alguns fatores estratégicos.

Para garantir que esses benefícios flexíveis sejam de fato atraentes e relevantes, eles precisam fazer a diferença na vida do colaborador. É isso que pode levá-los e/ou motivá-lo a se manter na empresa, pois ter esse auxílio adicional gera uma alta percepção de valor, ou seja, tem impacto na tomada de decisão de se manter naquela organização por mais tempo e isso reduz o turnover.

Porém, é fundamental compreender que os benefícios têm diferentes impactos para cada perfil de colaborador. De acordo com suas características pessoais, sociais e econômicas, alguns tendem a ser mais valorizados que outros. Assim, ao fazer sua escolha esses pontos precisam ser considerados. É exatamente isso que vamos demonstrar agora para você!

Estude o perfil do colaboradores

Esse deve ser o ponto inicial de partida para a decisão de quais benefícios flexíveis serão adotados pela empresa. 

O perfil dos colaboradores influencia muito em quais produtos e serviços incluir nesta oferta. Mesmo que eles tenham a possibilidade de escolher entre determinado benefício ou outro, ainda assim, pode acontecer de alguns perfis não se identificarem com nenhuma das opções.

Por exemplo, se a média de idade dos colaboradores for acima dos 35 anos, benefícios que sejam estendidos à família podem ser considerados mais relevantes do que aqueles que não têm essa característica. Da mesma forma, colaboradores abaixo dessa idade podem ter outras preferências.

Porém, é importante não inferir, não tomar decisões baseadas no achismo. Para evitar erros, faça uma pesquisa interna e abra a oportunidade para que os colaboradores possam contribuir indicando o que mais desejam e o que faz mais sentido na vida deles nesse momento. 

Dessa forma, a decisão pelos benefícios será mais assertiva e eficiente do que se baseada puramente ao acaso. Evite tomar conclusões precipitadas que não agregarão valor mais a frente e provavelmente terão que ser revistas em curto prazo.

Analise a cesta dos concorrentes

O que as outras empresas estão oferecendo em sua cesta de benefícios? Muitas vezes, os próprios colaboradores podem ter dificuldade em fazer indicações que saiam um pouco do comum por desconhecer as possibilidades.

Porém, assim que o concorrente oferece essa opção até então desconhecida para ele, isso pode se tornar um fator na tomada de decisão para mudar de empresa. Dessa forma, nós recomendamos que além de verificar internamente quais são os interesses dos colaboradores para entender os melhores benefícios flexíveis a adotar, verifique também o que os concorrentes estão aplicando, quais são os diferenciais mais relevantes e que também podem ser adotados na sua empresa.

Como o concorrente também tem um perfil de funcionários semelhante ao seu, essa pesquisa poderá gerar excelentes insights inclusive para incluir ainda mais diferenciais e adicionar mais valor à sua oferta.

Defina o orçamento 

A gente sabe que existe aquela vontade de premiar cada colaborador que atinge as metas com benefícios como um carro, uma viagem internacional, ou uma experiência muito fora da curva! 

Mas, além de poder estar fora do perfil de interesse do colaborador (pode acontecer) também pode estar fora do orçamento, o que seria bem mais comum de acontecer!

Afinal, toda empresa deve definir sua verba anual para esse tipo de ação, a fim de que isso não gere impacto nas contas posteriormente e venha a criar um problema maior depois que é o cancelamento de benefícios por falta de capacidade financeira para mantê-los.

E uma vez feita a oferta dos benefícios flexíveis, voltar atrás e cancelá-los irá gerar queda de satisfação, produtividade e até falta de comprometimento dos colaboradores, que estarão mais dispostos a ir para o concorrente agora que acreditam que sua empresa não cumpre os acordos.

Por isso, deve ser feito um planejamento com todos os indicadores e dados do orçamento estabelecido para este projeto. Os benefícios corporativos devem representar vantagens para a empresa e gerar retorno e não impactar no fluxo de caixa e lucro.

Surpreenda os colaboradores

Para finalizar a estratégia de benefícios flexíveis, considere maneiras de surpreender seus colaboradores sempre com ofertas envolventes, de alto valor, ou seja, bem melhores do que aquelas às quais estão habituados no mercado ou tem expectativa na própria empresa.

Encontre formas de fazê-los não apenas se engajar e curtir o benefício adquirido, como também torná-lo viral, compartilhando isso com sua rede de contatos, familiares, amigos, redes sociais como instagram e linkedin.

Ao planejar a jornada do colaborador na sua empresa com o uso dos benefícios flexíveis inclua ações em que ele possa compartilhar o seu mundo profissional de forma simples, fácil e em colaboração com a organização.

Crie ações em que seja possível demonstrar como a empresa cuida dos funcionários e pratica ações que promovam a valorização e cuidado do colaborador.

Cuide do bem-estar dos seus colaboradores a ponto de eles também cuidarem muito bem da reputação e do branding da sua empresa quando estiverem falando do seu trabalho fora da organização. 

Benefícios flexíveis escolhidos de forma estratégica tem o potencial de trazer valor não apenas para os colaboradores, mas também para a imagem da empresa no mercado.


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