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Venda consultiva: uma técnica poderosa para vender mais
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Você gostaria de agregar mais valor ao seu produto ou serviço?
A venda consultiva é uma tendência para negócios entre empresas, mais conhecidos pela sigla B2B. Executivos e empresários não tem tempo para pesquisar, muito menos para perder com vendedores que não tenham as soluções certas para oferecer. De maneira geral, a venda consultiva é a venda por conselho. O vendedor apresenta seu produto como uma solução definitiva para os problemas do cliente. Esse aconselhamento, quando bem-sucedido, gera a venda e a conquista do cliente. Mas você saberia dizer como se realizam as vendas consultivas? Apresentamos neste post dicas poderosas para convencer sua empresa a adotar essa técnica vencedora junto aos seus clientes e potenciais clientes. Conheça os segredos por trás do sucesso de quem atua com a venda consultiva e seja também um vendedor imbatível. Não esqueça de deixar seus comentários! Boa leitura!Introdução: Venda consultiva - o que é e por que adotar
O processo de venda consultiva começa muito antes do contato com o cliente. São necessárias pesquisas, estudos de mercado, conhecimento profundo do cliente e de sua área de atuação. O vendedor que pratica vendas consultivas não visita um cliente para vender um produto. Ele oferece soluções. A venda consultiva deve ser adotada para conquistar e fidelizar grandes clientes, que entenderão sua empresa como parceira na solução de seus problemas. O objetivo do vendedor sempre será aumentar as vendas e trazer negócios novos para sua empresa. Porém, esse objetivo não deve ficar claro durante a visita de vendas. O cliente precisa entender o contato como uma oferta de ajuda essencial para que atinja o sucesso dentro do seu ramo de negócios. Mais do que isso. A empresa que oferece um produto deve ser entendida como uma parceira interessada no sucesso do cliente, acima de tudo.O que é venda consultiva?
A venda consultiva é realizada por um profissional que busca oferecer soluções para o cliente, agregando valor ao produto ou serviço. O vendedor consultivo, também chamado consultor, é um profissional que não está incumbido apenas da venda, mas de toda a pesquisa necessária para compreender as necessidades do cliente e apresentar a solução ideal para seus problemas. O vendedor consultivo se destaca quando entende o impacto do produto sobre os negócios do cliente. Podemos entender a postura do vendedor consultivo como a de um médico, que analisa exames laboratoriais, faz questionamentos ao paciente e só então prescreve um tratamento.Como funciona o processo de venda consultiva?
O processo de venda consultiva começa quando o representante do cliente reconhece um problema ou uma necessidade através da apresentação do vendedor. Habilmente, o vendedor deverá demonstrar o produto como solução para este problema. O reconhecimento da existência do problema pode acontecer por estímulo do vendedor ou por conhecimento prévio por parte do cliente. O vendedor que conhece o mercado e o negócio deste cliente terá mais informações para embasar sua atuação, com maiores chances de sucesso. Sabendo, por exemplo, que o cliente está desenvolvendo um novo produto, o vendedor pode oferecer as máquinas ou a matéria-prima ideais para reduzir o custo de produção. Apresentando os argumentos certos, o vendedor nem precisará “vender”. O cliente se convencerá que a melhor solução para seus problemas está nos produtos apresentados pelo vendedor e pedirá um orçamento. Realizada a pesquisa para entender como funciona a empresa do cliente e quais suas necessidades atuais, será realizado o diagnóstico. O momento do diagnóstico é aquele no qual validam-se as premissas da pesquisa e apresentamos ao cliente a solução ideal para seu problema. Durante a implementação, o cliente entende que realmente tem um problema e que poderá perder muito mais se não fechar negócios com sua empresa. É o momento da venda, da prescrição do tratamento. A venda acontece como consequência natural da apresentação que o vendedor consultivo realizou. Depois disso, o acompanhamento se faz necessário para fidelizar o cliente e mantê-lo fiel a sua empresa. O cliente bem atendido antes, durante e depois da compra, vai continuar fechando novos negócios com sua empresa e ainda vai indicar parceiros como novos clientes.Venda consultiva X Venda tradicional
Na venda tradicional, o vendedor dispõe de mais tempo para o momento do fechamento da venda e menos tempo para planejar o contato com o cliente. Quando a venda consultiva faz parte da estratégia, o trabalho começa no planejamento, onde serão realizados todos os estudos para levar ao cliente os melhores argumentos de venda. Somamos a isso a necessidade de apresentar o produto como uma solução, não apenas como algo de consumo desejável. Na venda tradicional, o produto é empurrado ao cliente. Durante a venda consultiva, o cliente é levado a acreditar que o produto é uma solução para seus problemas e só a sua empresa detém os valores ideais para convencê-lo a comprar. No momento do fechamento da venda, o cliente abordado pela técnica de venda consultiva já está praticamente convencido de que deverá fechar o negócio. Isso não aconteceu por lábia do vendedor ou pelo cansaço. As técnicas utilizadas pelo vendedor e as pesquisas realizadas previamente o levaram a conhecer o cliente e a responder a todas as suas objeções. Mais do que isso, o vendedor compreendeu quais problemas seu produto poderia resolver e apresentou as justificativas certas para que o cliente tomasse sua decisão. É uma abordagem diferenciada. O cliente compra a ideia e o valor associados ao produto.Vantagens da venda consultiva
As vantagens da venda consultiva são:- grande possibilidade de venda de quantidades maiores de produto, gerando ticket médio de valores mais robustos;
- possibilidade de oferta de mix de produtos;
- fidelização do cliente.
O diferencial de uma venda consultiva
A oferta de um produto através da venda consultiva é ativa durante todo o tempo que dura a visita. Ela não acontece explicitamente como na venda tradicional, conforme já comentamos. A venda consultiva é orgânica, consequência do reconhecimento da necessidade do produto pelo cliente. A necessidade de uma conectividade maior entre vendedor e cliente estreitam o relacionamento e fidelizam o cliente. Essa relação de cumplicidade e confiança construída pelo vendedor consultivo gera negócios futuros e indicações para outros contatos.As seis etapas das vendas consultivas
Se você tiver a sensação de já ter visto isso antes, leia com bastante calma e perceberá que as semelhanças são apenas aparentes. As etapas da venda consultiva se assemelham muito com outras ferramentas de vendas, mas apresentam diferenças estruturais que mudam a atuação do vendedor. Vamos a elas. Etapa #1: Prospecção. Depois de estudar o mercado e as características do produto que vai oferecer, o vendedor precisa entender qual o perfil ideal do potencial cliente para este produto. Sem esquecer que estamos lidando com clientes empresariais, não basta dispor do perfil ideal, mas conhecer o cliente com maior propensão à compra do produto. Selecionado o público-alvo, o vendedor deverá utilizar-se de algumas ferramentas para selecionar os clientes que serão visitados:- utilizando as técnicas de lista de e-mails, com a divulgação de conteúdos que induzam o cliente a deixar seu contato devido ao interesse no assunto abordado;
- pesquisando nas redes sociais, onde o cliente deixa pistas sobre suas necessidades atuais e sobre seus negócios;
- pedindo indicações a outros clientes;
- participando de feiras e congressos.
- se a pessoa que se apresentou ao vendedor é a tomadora de decisão do cliente;
- quais as consequências se o cliente demorar para decidir;
- se o cliente tem a verba necessária para adquirir o produto dentro das condições propostas;
- quais as metas deste cliente e se o seu produto será importante para o atingimento delas.