Chegou o grande dia de fazer o seu Pitch. Você irá participar de uma palestra e terá a oportunidade de encontrar, nem que seja por 01 minuto, com um importante investidor. Ele poderia contribuir muito para a expansão do seu negócio. No entanto, você não sabe o que deverá falar em tão pouco tempo. Ir direto ao assunto e pedir recursos financeiros? Propor uma sociedade e dizer o quanto de dinheiro irá precisar? Ou apenas falar o quanto o seu produto é bom e reconhecido no mercado? Vamos lá, acalme-se e respire fundo! Saiba que durante 60 segundos é possível falar bem sobre o seu negócio e atrair a atenção de um investidor anjo ou de seus futuros clientes. Mas, por incrível que possa parecer, muitos empreendedores, até mesmo os já experientes, perdem a oportunidade de realizar boas negociações justamente por não saberem ser objetivo e falar em poucas palavras, por exemplo, o quanto o seu empreendimento é interessante ou o quanto seu produto é bom. Afinal, hoje ninguém tem muito tempo para ficar ouvindo longas e cansativas explicações. As pessoas estão cada vez mais dinâmicas e ocupadas e querem receber informações rápidas e objetivas. A boa notícia é que você pode aprender como falar bem da sua empresa ou sobre os seus produtos em poucas palavras. O nome dessa técnica é PITCH e é bastante utilizada por várias empresas de grande, médio e pequeno porte, startups, etc. Mas aí surgem algumas dúvidas: O que é pitch? Como criar um pitch matador para o meu negócio? Quais são as características do pitch? Existem diferenças entre pitch e elevator pitch? Quais? Como utilizar um pitch vendedor na prática, para realizar qualquer tipo de venda, seja de uma ideia, produto, serviço ou quem sabe a sua startup? Se esse é o seu caso e você também tem essas dúvidas, não se preocupe, pois neste post vamos responder todas essas perguntas e mostrar de forma detalhada como elaborar um pitch incrível. Vamos começar apresentando o conceito de pitch.